Bahia

Comandante-geral da PM diz que situação envolvendo a PEC do teto de Rui está contornada

Com relação aos homicídios em Feira, o comandante-geral informou que o governo do estado tem dado atenção ao município.

Andrea Trindade

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, esteve em Feira de Santana, na sexta-feira (14), onde participou da inauguração das novas dependências do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL).

Na oportunidade ele foi questionado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe o salário do governador como teto para os servidores públicos e que causou insatisfação principalmente a policiais civis. Ele informou que em relação a Polícia Militar, o governador Rui Costa o chamou para uma conversa e que a situação foi contornada.

“Acho que não foi insatisfação, acho que aquele momento que aconteceu com a cúpula da Polícia Civil e nós também estávamos presente, foi apenas uma questão de ajuste no texto da PEC que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa. Foi percebido pelo próprio governador, ele me chamou para conversar com ele, chamou Dr. Bernadino e a gente percebeu que tinha uma certa segurança jurídica para que desse uma tranquilidade para os delegados e para os oficiais e nós. Eu falo pela Polícia Militar, nós fomos recebidos pelo governador e depois pelo secretário de segurança, pelo procurador do estado, alinhamos e encontramos uma saída, tanto encontramos que essa situação já foi contornada. É passado, e só foi apenas um momento que aconteceu por parte da Polícia Civil, mas os trabalhos continuam, e agora bola para frente, a sociedade não pode esperar”, afirmou.


Homicídios

Com relação aos homicídios em Feira de Santana, o comandante-geral informou que o governo do estado tem dado atenção ao município que, inclusive, vem apresentando reduções nos índices de assassinatos.

“Eu digo que Feira de Santana é uma cidade que no Estado, ela corresponde a Salvador. Temos que dar uma atenção muito especial a Feira e a todo o momento, a todo instante estamos aqui. Mas, o mais importante é que as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo coronel Luziel e equipe, já está gerando resultados positivos. O primeiro semestre foi muito tumultuado, teve o episódio da morte do policial e morreram outras pessoas, mas agora no segundo semestre o índice está reduzindo”, disse informando também que está criando um protocolo para que o Grupamento Aéreo (Graer) realize operações mensais em Feira de Santana e região para reforçar as ações de combate ao crime.

Coronel Anselmo também comentou sobre a atuação do coronel Luziel Andrade, no Comando do Policiamento Regional Leste.

“Avaliação que faço sobre o trabalho do coronel Luziel em Feira de Santana é uma avaliação positiva. Ele é um comandante ativo, trabalha 24 horas, acorda às 4h e vai direto. Está a todo tempo em busca de combater o crime, fazendo avaliações com os comandantes, motivando, não só a parte operacional, mas a parte do cuidado com a tropa. Ele é muito cuidadoso e então não tenho dúvidas que Feira de Santana está bem entregue. Foi uma escolha muito positiva e ele tem sido uma marca de gestão nos comandos regionais”, afirmou.


Inauguração

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foram inaugurados o auditório, Laboratório de Análise Criminal, e sala onde funciona a Coordenação de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas (CPODE) do CPRL, e foram homenageados com placas, policiais militares e parceiros que colaboraram com as instalações.

Durante a inauguração do novo espaço, o coronel Luziel Andrade, comandante do CPRL, fez agradecimentos a todos os que se empenharam na realização do projeto. Segundo ele, o local trará mais conforto ao trabalho de planejamento e estatística dos policiais militares.

Coronel Luziel (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade) 


“Compõe uma estrutura melhor qualificada, melhor aparelhada para o trabalho do pessoal que trabalha com estatística e que também faz um planejamento em cima dessa estatística. O objetivo dessa estatística é a gente detectar as causas e os acontecimentos e planejar a forma de combater essa situação, com a criação da mancha criminal. Isso é um fator importante porque quando alguém disser que acontece tal situação, efetivamente nós vamos ter dados técnicos que comprovam que essa situação existe. Teremos uma forma mais técnica, aprofundada e cientificamente comprovar os motivos”, declarou o coronel Luziel.

O coronel agradeceu a todos que colaboraram: “Na verdade o investimento foi a amizade, a parceria com as pessoas. Desde o soldado que nos ajudou na construção até as pessoas que participaram e então nós só temos que agradecer a todos. As pessoas homenageadas foram as que nos ajudaram e colaboraram conosco e permitiram a conclusão. A sede do CPRL está melhor estruturado, tem mais coisas para a gente fazer ainda, mas agora vamos aproveitar o que fizemos, é um ambiente mais confortável e agora vamos aproveitar para trabalhar” acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Colégio da PM em Santa Luz

O comandante-geral Anselmo Brandão, antes de participar da inauguração em Feira, esteve na cidade de Santa Luz, para inaugurar a nova seda da companhia de lá. Na oportunidade foi anunciado, que em Santa Luz, será implantada uma unidade do Colégio da Polícia Militar.

“Vamos implantar um colégio da PM em Santa Luz, com policiais da reserva, mas com a mesma estrutura de um colégio da polícia e então comecei por lá e em Feira de Santana inauguramos um novo Centro Integrado de Formações que é o CID e também um auditório que vai dar um suporte para reuniões de avaliação. Feira vem se destacando sempre na labuta do dia a dia de enfrentamento ao crime organizado”, disse.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários