Polícia

Comandante do CPR-L faz avaliação sobre redução no índice de criminalidade em Feira de Santana em 2023

Em números, o índice de criminalidade reduziu significativamente no último trimestre e no último ano nos 37 municípios que envolvem o CPR-L.

Coronel Antônio Lopes
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Desde que assumiu o Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), o comandante coronel PM Antônio Lopes, teve um grande desafio na redução da criminalidade de Feira de Santana e mais 36 municípios que fazem parte da cobertura da Polícia Militar. Porém, com sete meses de atuação, os números são positivos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante fez uma avaliação sobre o trabalho à frente do comando, e o trabalho da Polícia Militar em Feira de Santana.

“Nós assumimos no dia 2 de junho, encerramos o ciclo de 2023 com sete meses no CPR-L, e deu para perceber a dinâmica da criminalidade de Feira de Santana. Em razão disso, fizemos algumas ações e tivemos bons resultados, não só em Feira como o CPR-L. Após eu assumir, trabalhamos, juntamente com a equipe que é muito preparada, os policias de Feira de Santana são excelentes profissionais e eu posso dizer que são os heróis fardados, os heróis da vida real. E, com esse apoio dos policiais, da nossa equipe, conseguimos de junho para cá, diminuir o número de criminalidade, principalmente homicídios”, afirmou.

Mesmo com a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o número ainda preocupa a Polícia Militar, já que um dos objetivos da segurança pública, é a preservação da vida. O comandante ressaltou ainda os pontos negativos e positivos no ano de 2023.

“A parte negativa é que a ideia, era que não tivéssemos homicídios, porque a vida é em primeiro lugar e precisamos preservar vidas. E o lado positivo, sem dúvidas, é que nós conseguimos reduzir muito esses números que estavam altos de CVLIs na Região Leste e aqui em Feira de Santana”, declarou.

Dados

Em números, o índice de criminalidade reduziu significativamente no último trimestre e no último ano nos 37 municípios que envolvem o CPR-L. O coronel PM Antônio Lopes, aproveitou para ressaltar alguns deles.

“Em Feira de Santana, nós tivemos no último trimestre uma redução de 17%. Já em toda a Região Leste, tivemos uma redução de 36%. Então, estamos preservando vidas. No mês de dezembro, tivemos uma redução de 32% no CPR-L e em Feira de Santana, 13%. No mês de dezembro em relação ao ano passado, em 2022, tivemos 30 homicídios e esse ano, tivemos 24, e dentro da estatística, é 13% de redução. Também tivemos uma redução em outubro, novembro e dezembro grande em Feira de Santana com cerca de 17%. Então, a Polícia Militar está atuando para cuidar do cidadão”, declarou.

Apreensões e ações da PM

No ano de 2023, o CPR-L também realizou grandes apreensões. Somente em Feira de Santana, foram contabilizadas 448 ocorrências com apreensão de drogas. O comandante deu mais detalhes. Confira:

Apreensão de Armas em 2023
CPR-L: 508
Feira de Santana: 316

Apreensão de drogas em 2023
CPR-L: 901
Feira de Santana: 448

Veículos recuperados
CPR-L: 845
Feira de Santana: 556

Projetos e desafios

Um dos projetos para o ano de 2024, para o Comando de Policiamento é a redistribuição das áreas de Feira de Santana às Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM). O coronel finalizou ainda, destacando os principais desafios para a Polícia neste ano.

“Encaminhamos ao Comando Geral a redistribuição das áreas de Feira de Santana, esse é um projeto que já foi aprovado, estamos aguardando a publicação, mas o comandante já deu a sua palavra que irá colocar em prática. A 67ª CIPM, que é responsável pelos distritos, muitas das vezes, precisa entrar em uma outra área, como a 66ª ou 65ª para ir a um distrito. Por isso, a ideia é dividir a cidade em quatro, então cada unidade ficará responsável por algum distrito, para assim termos um maior controle ou a maior efetividade das nossas companhias. Digo para a população que o ano de 2024 é um ano de desafios, ano político, com a polarização do estado, do país, mas a Polícia Militar da Bahia ela é republicana, ela atua em prol da população. A imprensa é nossa parceira, está do nosso lado para passar informação” finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Daniel Amorim

A população feirense não viu essa redução da violência não viu

Esse Comandante Vive Um Conto de Farda Dele Mesmo

Não sei como ele consegue mentir tanto. E até substismar a inteligência, na verdade, a olho nú a realidade da Bahia.

Todas as entrevistas ele parece que é da Disney. Kkkkkk😂😂😂
Porque só ele vê esse conto de farda dele.

Sangue de Jesus Cristo tem poder.

A Bahia mergulhada na criminalidade, mortes, rios de sangue.
Más! A poderosa palavra de Deus, do Deus criador dos Céus e da terra 🌎
Tem que se cumprir. Isso é só o princípio das dores. Coisas piores virão. Enquanto a raça humana, estiver pensando só em carnaval, festas, farras, e totalmente alienados de Deus, da essencialidade da vida. Será disso aí a pior.

O bom, que o poder do Espírito Santo, Jesus Cristo, guarda poderosamente os seus escolhidos.

Alcântara

Entrevista pra enganar trouxa, quem vive o dia a dia de Feira sabe o quanto está perigoso viver em feira, existem bairros que rem até toque de recolher, roubos e homicídios tds os dias e o cara vem com essa balela que reduziu, PURA HISTÓRIA PRA BOI DORMIR

Falando sério

Só ele consegue ver isso. Do gabinete dele só tem fantasia! Acorda, homem…vai pra rua e encara a realidade!

flavio santos

continuo afirmando que só vejo policia nas blitz de lei seca e ipva documentos. Neste final de semana fiquei em feira e não vi uma viatura sequer fazendo ronda nem nada.

Cidadão

Para esse fim a polícia é muito eficiente saiu disso aí é uma negação

João Carlos

Paga teu IPVA ou tira tua CNH,se a polícia para vocês reclama e se não para reclama .