Polícia

Capitão da PM agredido por soldado durante a Micareta publica desabafo: “Não devemos usar a força de forma indiscriminada”

Para ele, a agressão ocorreu de forma indiscriminada.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O capitão da Polícia Militar identificado como Isaac Santos, que foi agredido por um soldado na segunda-feira (24), durante o arrastão do cantor Thiago Aquino, na Micareta de Feira de Santana, publicou uma nota em suas redes sociais repudiando o ocorrido e desabafou sobre a violência sofrida.

Ele informou que durante a situação disse à tropa que também faz parte da Polícia Militar e mesmo assim houve a agressão com o bastão de forma indiscriminada.

Confira o texto:

Não achei que tivesse que explicar nada em rede social após a divulgação de imagens da agressão que sofri, porém não posso deixar que alguns mal intencionados apresentem apenas uma versão distorcida do fato.

Dos meus 15 anos na polícia, 14 anos trabalhei em todos os carnavais e micaretas de Feira de Santana, além de outras festas de largo. Sei da necessidade da ação vigorosa e do uso da força nesses eventos e já usei em quase todos eles. Contudo, todos que trabalham ou trabalharam comigo sabem das orientações de que não devemos usar a força de forma indiscriminada, sobretudo sem uma avaliação do cenário e sem necessidade. Dentre todas as ocorrências desse tipo em que participei, nunca usei o bastão na cabeça de alguém, sobretudo com a situação já controlada.

Em qualquer caso, após a situação contida, não cabe agressão a qualquer pessoa que não esboce ação violenta, pior ainda após ter se identificado como Policial Militar.

Fui agredido pelas costas quando já estava identificado e empurrado pelo colega de farda que me agrediu na cabeça sem qualquer necessidade e de forma gratuita. Nosso respeito mútuo não pode ruir em defesa de um falso corporativismo.

Não podemos confundir corporativismo com aceitação a esse tipo de conduta. Repito: o uso da força é necessário, a ação vigorosa é fundamental, mas nossos familiares e a sociedade de bem não merecem sofrer com conduta ISOLADA e violência desmedida como esta que sofri, poderia ter sido um familiar meu ou de qualquer outro policial ou qualquer folião que estivesse ali para curtir.

Agradeço as muitas ligações e mensagens de apoio a mim e ao Cap PM Biluca, isso por si só, pra gente, já diz muito quem somos.

Aproveito para informar que estou bem, fui atendido, medicado e liberado, mas poderia não estar se o golpe pegasse na minha cabeça em cheio. Mas, graças a Deus, isso não aconteceu. Mantive o imprescindível equilíbrio para identificar quem me agrediu e buscar o caminho legal para a devida responsabilização.

Se a situação não tivesse sido filmada eu teria vergonha de dizer que fui agredido por outro Policial Militar, mesmo depois de me identificar, pois respeito muito minha classe e esse tipo de conduta não condiz com as nossas formações.

Entrei na corporação como soldado e sempre respeitei e tratei com urbanidade todos com quem trabalhei, sejam pares, superiores ou liderados. Me perguntaram por que não revidei quando tive a oportunidade. A resposta é simples: nunca desrespeitei ou agredi qualquer policial militar e não seria esta a primeira vez.

Cap PM Isaac

Ciente: Cap PM Biluca

Sobre as denúncias envolvendo agressões praticadas por policiais militares, o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), emitiu uma nota lamentando todos os fatos e disponibilizando os canais de registro para as ocorrências. Veja a nota:

NOTA À IMPRENSA

A respeito de conduta referente a policiais militares durante a micareta de Feira de Santana , a corporação informa que o segundo maior evento de rua do estado transcorreu com sucesso , lamenta as denúncias veiculadas na imprensa , e que os fatos isolados estão sendo devidamente apurados e disponibiliza os canais de comunicação institucionais para recepcionar os relatos, a exemplo do 0800 284 0011 (Ouvidoria) e a Corregedoria Geral da corporação e a Corregedoria do Comando de Policiamento da região Leste

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
53 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gasppar

NEM TODO POBRE É LADRÃO E NEM TODO PRETO É BANDIDO. DESSA VEZ SE DERAM MAL.

Rildo Neves

Lamentável foi o comentário desse capitão , em momento algum ele se solidarizou com o jovem que foi agredido , lamentável são os telejornais afirmarem que tudo transcorreu bem , lamentável é ouvir sempre as mesmas desculpas por parte das autoridades competentes ´´ foram fatos isolados ´´ ,o despreparo da policia militar é notório , nas blitz , nas festas , nos barzinhos quando eles estão de folga , muitas vezes se aproveitam do fato de ser policial , para agredirem, humilharem e até matarem pessoas por motivos banais .
Negar essas coisas , seria desumano , desleal e desonesto , infelizmente a policia militar que deveria servir e proteger a sociedade , é a mesma que bate , xinga e ameaça o cidadão de bem , sem qual quer pudor , escrúpulo ou temor . Muitos já entram mal intencionados , pois sabem que estando dentro da instituição , seus crimes serão cobertos , afinal dá a impressão que policial militar tem permissão para cometer crimes . volto a frisar que , acreditar no que dizem na impressa é tolice , só tá tendo essa repercussão toda porque um capitão foi agredido , mas e as outras vitimas ??? … o governador disse que ´´ se houver necessidade vai punir ´´ , ele ainda tem duvida que há ?
Enfim , que Deus nos proteja , pois nas ruas temos que temer os bandidos , e a policia também , isso é Brasil , isso é Bahia , isso é Feira de Santana , boa sorte há todos !

Luiz caldas

Aí tá fácil resolver os dois no quartel de de homem pra homem na mão grande sem arma

MÁRIO

Tem que ser ensinado aos policiais militares, do soldado ao comandante, que o cacetete é uma arma de defesa, assim como quaisquer outras armas utilizadas pelo policial militar. O ideal é que os policiais, enquanto não estiverem em situação real de defesa, mesmo no meio da multidão, mantenham seus cacetetes pendurados na cintura. E se usá-los para agredir, fora da situação de defesa própria ou de terceiros, que sejam responsabilizados administrativa e penalmente. Essa é a solução.

D'Andrade

descarado é quem vai, politica do pão e circo para a plebe!!!!

Anonimo

Kkkk Está tão descontrolado a PM que agora está agredindo os da própria corporação. Idso tem um.lado bom, para mostrar ao quanto a falta de punição torna uma prática aceitável por qualquer um agente do Estado. A punição é ferramenta exemplificativa e serve para coibir as condutas irregulares dos agentes além dos excessos. A sociedade não pode pagar o salário de quem a agride.

Polícia despreparada

Que cena lamentável, A polícia militar é totalmente despreparada. ELES PEGAM TODAS AS FRUSTRAÇÕES DELES E DESCONTAM NAS PESSOAS QUE FORAM CURTIR A FESTA. É claro que tem os bagunceiras mais não pode generalizar. E as pfem menino. Rapaz pareciam estar de TPM

Siqueira

A polícia faz da população saco de pancadas, trabalhando com raiva e descontando em quem não tem nada haver, pode p sair…

Fábio

Ele mesmo adimite fazer uso da violência nesses tipos de eventos. chega ser patético ele dizer que a violência policial é uma coisa isolada. Na minha opinião ele mereceu essa agressão, assim ele experimenta o que é sofrer nas mãos da polícia de maneira gratuita!

CAVEIRA PA

levaram a serio o ditado ” pau que da em Chico dá em Francisco.?

Quem madruga é quem pode ver

Esse papinho aí é só pq dessa vez a vitima foi outro militar e o mais engraçado é que em sua nota sita caso ISOLADO ou seja insinuando que só ouve esse caso ou que os outros que estão rolando por aí seja mentira enfim a polícia e suas contradições.

santos

Vergonhoso isso, desse jeito o povo acaba se voltando contra a PM, isso não pode acontecer, nós temos que confiar na PM, são pagos para proteger os cidadão.

João Sá

Recentemente, fui abordado numa blitz na Avenida Getulio Vargas por um policial de feira, Grosso, ignorando e sem escrúpulos. Estava com minha família e mesmo assim ele falava palavrão e me disse pra abrir todos os vidros e ligar todas as luzes internas. Eu nada respondi mesmo assim ele me humilhou com palavras torpes em alta voz. Pra que isso? O chefe da Boca muitas vezes não é tratado assim. Porque?

CLAUDIO SILVEIRA

O POVÃO ESTÁ MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO, NÃO PODE VER BATER UMA LATA. HA TEMPOS NÃO PARTICIPO DESSAS FESTAS, E NÃO ESTOU PERDENDO NADA. VAI TOMAR PORRADA QUEM QUER

Souza

Vixe vó,o capitão sentiu na pele KKKKKKKKK

Leitor

Pau !!!!!, cadê que quando é da própria polícia não termina de descer a fanta e levar algemado ????, Ainda conversou demais. Vai cidadão reclamar que tomou uma fantada indevida, só sentindo na carne corporação para você ver como é a onda.

icaro carvalho

Parabéns a PM, educando os baderneiros, e para não dizer que eles só batem em favelados o próprio colega caiu no sarrafo! Selva

Marivaldo Santos

O bom desse acontecido é que assim eles vê,o que fazem com a população civil, já apanhei por estar olhando pro trio e eles querem passagem livre, desse jeito tem que marcar o local que eles passam,,,, é coisa viu quem pede paz é o mesmo que depois distribui violência. A corregedoria hahaha só Deus na causa

Revoltada

Justiça pra todos que eles fizeram violência, tortura,abuso. Os que eram pra proteger estão fazendo terrorismo.Isso porque tem câmaras,imagine fora delas! Micareta da violência,do abuso,do terror! JUSTIÇA! JUSTIÇA!

Luiz André Santos Guarda

Como todos os anos esse provavelmente não será diferente, eles esperam a poeira baixar e fica por isso mesmo, a única coisa que eles sabem fazer é nota com inverdades, dizendo que é caso isolado, caso isolado é um policial trabalhar direito no meio de uma polícia totalmente despreparada. Oremos pelo jovem de 17 anos que está em estado grave, mas esse foi um caso isolado.

Armando

Última vez que participo com a minha família desse tipo de festa. Não faltou nada para que a vítima pudesse ter sido eu ou algum familiar. Então, não aconselho ninguém a ir para esse tipo de festa com a sua família. Não tem nada para ver lá, a não ser bebedeira, pornografia e violência de diversas partes (polícia e folião). Não deveria ser assim. Era pra ser um momento de descontração e tranqulidade, mas infelizmente, aqueles que deveriam manter a segurança, promovem a baderna, a desordem! Bye, bye micareta de Feira! Pra mim já chega!

Fernando

Jerônimo, e quem ele for apoiar para prefeito de Feira de Santana, já perderam o meu voto

Arivaldo Barbosa Silva

Agora deu ruim desceu a madeira no próprio colega imagina no cidadão comum xxxxxx como sempre continua nas ruas repetindo o mesmo erro sabe que não da em nada

Pedro

Lamentável o nível da Polícia Militar baiana! Qualquer indivíduo xxxxxxx passa no concurso e logo está nas ruas andando armados, descontando a raiva nas pessoas. O Governo precisa rever essa metodologia de formar policiais.

joilson

Capitão, isto explica a decadência deplorável da disciplina de PM. O soldado tem que ser colocado no seu devido lugar.

Bruno Marques

A sociedade não suporta mais essa violência contra as pessoas de bem.

Emerson

Ano q vem não haverá mais políciais na micareta, devido aos acontecimentos ocorridos neste ano. O folião poderá brincar e extravasar suas alegrias sem o incômodo da PM.

Lucas da feira

Oxe, e quem está falando que ela não deve atuar? É obrigação deles dar segurança a população e não sair batendo em qualquer um, não foi só esse capitão que recebeu fantada, ouvi dizer que até o governador recebeu uma TB. 😅

Emerson

Q nada, conversa pra boi dormir.

Hilda Maria Pereira Gonçalves

se fosse um pobre coitado não sobrava não até morre e apanha olha a sede desse caras

Dcunha

Crescer com meus primos e tios os quais fazem parte dessas corporações. E, sempre vi claramente pessoas de altíssima educação, como ainda são profissionais respeitados pelas suas postura. E, digo:

A educação de faz sim,.lidando em momentos como esses , precisam tirar a visão de que todos que estão lá são bandidos. Porque essa visão é maligna, sem ética profissional.

E digo mais:

A anos e anos que de forma truculenta alguns polícias agem monstruosamente. Desde criança eu aprendi com diversas vidas, Mãe, avós,mestres,professores de que, não adianta palavras quando não há mudança e atitudes coerente, prudentes, reais, verdadeira, e, acima de tudo, quando não há essência, maturidade. Isso só mudará, quando quem tem o poder não deixar isso acontecer mais. Dar um basta. Ter coração, humanidade e de fato não permitir essas arbitrariedades. Me refiro a aqueles que se dizem autoridades (Governadores, senadores, deputados) Quando eles de fato , pararem e dentro de uma racionalidade normal, sensatez, sobriedade, decidirem respeitarem e amar as vidas. Tudo isso acaba. Porque eles darão um basta. Toda essa violência, agressividade, humilhações, torturas, acontecem a anos e anos até nas abordagem polícias, onde país e mães de família, são chamados de vagabundo, vagabundas e mandado descerem dos seus veículos, sendo xingado por tudo quanto é nome de baixos calão. Palavras terrivelmente fortes, discriminatórias , agressivas, grossas, rudes . As quais mostram a falar de estruturação psicológica emocional de quem as fazem. Porque, um ser , que se dizem humanos e políciais, falarem palavras tão baixas, mostra a falta de estruturação psicológica emocional, mostra que algo está errado dentro dessa pessoa, e precisam serem averiguadas, exames seríssimos. Tenho muitos amigos , que dão policiais maravilhosos, sensacionais, humanos, altamente educados, sensatos, mantém uma estruturação psicológica, capacidade cognitiva, equilíbrio racional, inteligência emocional admirável. São políciais assim que precisamos. Não de Carrasco, pessoas, que não tem domínio próprio. Que o senhor Jesus Cristo, pelo poder do seu sagrado Espírito Santo, nos guardem poderosamente dessas pessoas. Sangue de Jesus tem poder.

Antônio Garrafa

Isso é com um colega de farda ,imaginem nós do povão. Isso só mostra o quanto são violentos e covardes.

Astrogildo

Certo e Igor canário se fosse no trio dele iam falar que era bagunça

zeze

vamos ver se agora com a reclamação vindo deles mesmos eles se tocam. Pq a vida toda o pobre preto tomou pau na micareta e nao podia dar um piu.

Ivanilda

Medo de ladrão medo da polícia kkkk por isso fiquei em casa

José Jorge Ribeiro de Jesus

Esse que agrediu o Capitão deve ser Soldado são os mais mal educado e tirado a valente.

Gil

Fazem assim com colegas de farda, imaginem com pobres mortais. Policiais deveriam fazer exame toxicológico depois do serviço, pois alguns parecem que não estão normais, ou então estão endemoniados.

Bira

Concordo com você, tem que fazer o exame toxicológico nos soldados agressivo

Luiz Baptista

Mais vergonhoso que os atos ocorridos durante a Micareta é essa nota cínica e mentirosa, afirmando que eram casos isolados e que foi tudo um sucesso.
Nossa solidariedade ao nobre Capitão diante das agressões provocadas pelos selvagens.

Vai ter punição

Vamos esperar o devido processo legal, mas no final de todos os trâmites esse soldado será expulso da comparação. Pois é preciso manter o respeito com os supervisores hierárquicos ou vira terra sem lei. Graças a Deus Capitão, o senhor não está na UTI igual ao jovem que sofreu esse tipo de agressão na micareta de Feira.

Falando sério

Olha, acredito em punição, mas expulsão não, pois, com certeza, os fatos serão avaliados. O soldado certamente é lotado a um batalhão diferente do capitão. Assim, caberá ao comando do batalhão aplicar a punição.

Jiba

Estive 3 dias na avenida acompanhei todo percurso de Bell, Timbalada, Kanário e a PM estava mais pra gerador de violencia, de que fazendo a violência, batendo no folião de graça e troco de nada.

Fica difícil

Foram muitas cenas lamentáveis de abuso de poder, violência a troco de nada.

Difícil

Fernando

Sabe aonde eu estava nesse micabosta em casa evitando todos esses transtorno..

Opinião

Só nesse vídeo aí vc já ver o despreparo que tem a polícia militar bahiana. Isso com colega deles e superior deles um vídeo triste e vergonhoso pra polícia que smp atuam assim ,porém esse ano com mais ódio eu não fui mais pelos vídeos da pra ver a cara de ódio deles.

Barril

Misericórdia, quem 2 padi

Carlos

Os policiais tavam louco mesmo, até no capitão desceram a Fanta, Colocaram o que na agua deles.

Luiz

Desgosto por estar querendo curtir a micareta e não poder porque está de serviço, raiva de ser obrigado a passar a noite toda andando ou de pé, quando poderia estar sentado, na patrulha de carro ou moto, e no caso dos de fora, ódio de ter que passar as horas de sobreaviso no alojamento do 3o BPM, e não em casa…

Jhon jhon

Infelizmente isso ocorre todos os anos com a população, a diferença é que esse ano teve muitas filmagens e denúncias inclusive com outro policial por isso a repercussão toda, é vergonhoso dizer isso mas a vergonha da micareta 2023 foi a PM

Antônio Salvador

Não tem essa de “pior ainda após ter se identificado como policial militar”. Todos os cidadãos devem ser tratados pelo Estado, personalizado em seus agentes, em qualquer das áreas, de igual forma. Capitão, você faz a crítica ao corporativismo, mas essas palavras demonstram que ele está enraizado em todos vocês, que fazem parte dessa instituição.
Infelizmente, foi “bom” (não me leve à mal) que esse fato aconteceu com você, agente da própria instituição, para evidenciar, de forma “credibilizada” (já que por ser servidor público, principalmente da mesma instituição dos criminosos que o agrediu, têm presunção de boa fé) que o abuso policial militar é real (levando em consideração que muitos, levianamente, alegam não ver, principalmente, o comandante geral da polícia militar, o secretário de segurança pública e o governador) e precisa ser reprimido e eliminado, para que toda a “força” seja direcionada para àqueles que estão aterrorizando os moradores das periferias.

QUERO VER FALAR MAL DO CAPITÃO

Quero ver agora esses idiotas dizer que o capitão é vagabundo que estava na micareta e poderia estar em casa como disseram das outras pessoas que foram agredidas

JOSÉ CARLOS

ESSA E NOSSA POLÍCIA ! SERVE E PROTEGER ESSA SERIA O PAPAEL DA POLÍCIA,

JO dobem

Desse mesmo jeito lamentável ocorreu com o jovem de 17 anos que hje está entre a vida e a morte no hospital, muita truculência e abuso de poder usar o cassetete na cabeça de foliões, infelizmente é praxe da maioria dos policiais, trabalham com ódio de tudo e de todos, triste isso, precisaria mesmo acontecer com um deles pra q não culpem a vitima, como fizeram com o rapaz de 17 anos?? Será q não pesam que esse jovem poderia ser filho de um colega deles? Ou filhos, filhas, parentes de policiais não andam nessas festas? não se divertem?

Luiz André Santos Guarda

A reportagem de hoje do Batv informou que o micareta foi um sucesso, mas como se uma pessoa está internada com risco de morte? Como se uma pessoa que estava trabalhando foi agredida e provavelmente as marcas da dor psicologica vão ficar, qual o padrão de sucesso? Ou seria sucesso um comportamento padrão da PM que todos os anos de repete, digo padrão porque se repete todos os anos