Andrea Trindade
Pelo oitavo mês consecutivo Feira de Santana tem redução no índice de assassinatos. No mês de abril deste ano foram registrados 22 homicídios enquanto que no mesmo período no ano passado foram registrados 34. A redução mês a mês comparada com meses de anos anteriores vem ocorrendo desde setembro.
Além do homicídio, em abril de 2019 também ocorreu um latrocínio (roubo seguido de morte). Todas as vítimas eram do sexo masculino. Um foi morto a golpes de barra de ferro e os demais a tiros.
No mês passado também foram registrados 07 mortes em decorrência de ação policial.
Locais
Os bairros Santo Antônio dos Prazeres e Aviário foram os mais violentos do mês. Seis pessoas foram mortas nestes dois bairros, três em cada um.
Número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrados em áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs):
64ª CIPM – 01 CVLI
65ª CIPM -05 CVLIs
66ª CIPM -09 CVLIs
67ª CIPM -08 CVLIs
Ano
Em 2019 até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil de Feira de Santana havia registrado 92 homicídios, 03 latrocínios e 27 mortes decorrentes de intervenção policia, totalizando 122 mortes violentas no ano.
No mesmo período no ano passado foram registrados 131 homicídios, 09 mortes decorrentes de intervenção policial, 07 latrocínios, 02 excludentes, totalizando 149 mortes violentas.
Avaliação
O coronel Luziel Andrade, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), e o delegado Fabrício Linard, titular da Delegacia de Homicídios, atribuem a redução ao trabalho em conjunto das polícias e também às apreensões de drogas e prisões de traficantes e homicidas.
“Esse mês foi mais de 40% de redução. Tivemos ano passado 37, esse mês 22, a parceira também com a Polícia Civil muito positiva e vamos continuar trabalhando. Sabemos que a redução não nos contenta porque continua existindo mortes. A pouco eu recebi um vídeo de uma pessoa que teve seu veículo furtado por quatro elemento na avenida e realmente a gente lamenta esse tipo de situação ocorra, vamos trabalhar para que pegue esses elementos, mas infelizmente o estrago que eles causam são irreparáveis, então é continuar trabalhando, continuar persistindo, acreditando e torcendo também”, declarou o coronel Luziel.
De acordo com o delegado Fabrício Linard, 80% dos crimes praticados em Feira de Santana tem relação com o tráfico de drogas.
“Nós vemos a redução como resultado do trabalho que foi feito em parceria com a Polícia Militar, com a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e como o nosso Coordenador, Roberto Leal. São frutos que estamos colhendo e esperamos colher durante muito mais tempo, que essas reduções ocorram mês a mês ainda no ano de 2019. Estimamos que 80% dos homicídios ocorridos estão ligados, direto ou indiretamente com o tráfico, a consequente prisão dos principais líderes, como tem ocorrido, vemos como um dos motivos que proporcionaram essa redução, assim como também, tanto as prisões que foram feitas importantes de homicidas contumaz na prática de dois, cinco, dez crimes. As várias prisões que foram feitas do ano passado para cá representou também a diminuição porque o indivíduo que é contumaz na prática de homicídio, a partir do momento em que ele está recluso, está no presídio, com certeza, são alguns homicídios que deixam de ocorrer”, informou o delegado.
Levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do Acorda Cidade