Feira de Santana

Bebê de 1 ano e dois meses morre na Policlínica do Distrito de Humildes

A criança apresentava hematomas e por isso a gerência da policlínica decidiu acionar a Polícia Militar, que por sua vez acionou o DPT.

Policlínica de Humildes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Deu entrada no início da tarde desta quinta-feira (14) na Policlínica do distrito de Humildes, em Feira de Santana, uma bebê de 1 ano e dois meses, sem sinais vitais. Ela foi identificada como Elloah Creystine Mendes dos Santos Melo.

A reportagem do Acorda Cidade esteve na unidade e conversou com Bartira Jardim, gerente da policlínica. Segundo ela, os pais da criança estavam em deslocamento da cidade de Valença com destino ao Hospital Estadual da Criança (HEC), quando a bebê começou a passar mal no trajeto.

Policlínica de Humildes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós recepcionamos a menor já sem sinais vitais, trazida no colo do genitor, já com cianose central e sem pulso. Então, iniciamos, com o médico plantonista, as manobras de reanimação, suporte avançado em pediatria conforme protocolo por pelo menos 50 minutos, mas infelizmente nós não tivemos êxito na reanimação da criança. A criança é do município de Valença e percebemos alguns sinais de hematomas no corpo. Abordamos a genitora sobre alguma queda, alguma situação recente, mas a genitora informou que não, que tinha percebido também esses hematomas. Achamos melhor acionar a Polícia Militar, que acionou também o DPT. Os genitores foram também encaminhados para prestar depoimento. Estamos aguardando o DPT para poder encaminhar a criança para o seu município de origem”, explicou.

Policlínica de Humildes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ainda de acordo com Bartira Jardim, os pais da criança informaram que a filha estava apresentando vômitos e diarreia há cerca de cinco dias e foram orientados a darem entrada no HEC.

“Eles informaram que a criança já vinha há aproximadamente cinco dias lá no município, se não me engano foi na Santa Casa de Valença, com sinais de diarreia, vômitos, desidratada, recebeu alta, e segundo a informação da genitora, voltou para casa. Permaneceu com o mesmo quadro de vômito e diarreia, foi então que receberam orientação para poder trazer para o Hospital da Criança, aqui em Feira de Santana, o HEC, e no caminho a criança começou a passar mal no veículo, pararam na Polícia Rodoviária Federal e perguntaram onde teria um atendimento mais próximo, e aí indicaram aqui a Policlínica de Humildes”, pontuou.

Ao Acorda Cidade, a gerente da policlínica informou que não pode confirmar sobre o que seriam os hematomas espalhados pelo corpo da bebê.

“Sinais de violência nós não temos como confirmar, por isso que estamos aguardando. Encaminhamos para correrem os trâmites legais, acionamos a polícia, o DPT, para que essa investigação chegue realmente a uma conclusão, mas a criança tem hematomas na região lombar, no quadril superior direito, cotovelo direito. A mãe disse que não se lembrava de nenhuma queda, algo que pudesse ter ocasionado esses hematomas. Sugeri algum problema cardíaco da criança, mas perguntei se existe algum acompanhamento com o cardiologista, um relatório do cardiologista que pudesse também a gente ter mais informações sobre, mas ela disse que não, que no momento realmente não tinha em mãos”, concluiu.

O corpo da bebê foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
edson

Como uma criança recebe alta desidratada? Não entendo certo tipo de atendimento, em unidade de saúde.

CERTINHO

PARABÉNS, FIZERAM O CERTO, SE TEM SINAIS DE VIOLÊNCIA, NÃO CABE JULGAR, MAS ENCAMINHAR PARA O LOCAL E PARA A AUTORIDADE CORRETA, COMO FOI FEITO.

Magdalenny rocha

A própria entrevistada informou que não tem como confirmar sinais de violência, porém hematomas pelo corpo, hematomas podem indicar muitos problemas de cunho hematologicos, temos que lembrar q atualmente vivemos um surto de DENGUE no país todo, e a dengue hemorrágica tem como característica esses sinais.
Parabéns a gerência ha policlínica, informaram ao órgão competente e responderam a entrevista com bastante técnica.