Feira de Santana

Armas e equipamentos das polícias da Bahia são mostrados em exposição

O evento está sendo realizado na Praça Central do Shopping Boulevard.

Daniela Cardoso e Ney Silva

Feira de Santana está sediando desta quinta-feira (16), até o próximo sábado (18), a 2ª Expo Segurança. O evento está sendo realizado na Praça Central do Shopping Boulevard. Foram instalados vários estandes com armas e equipamentos usados na segurança pública. O delegado Carlos Habib, que é diretor adjunto do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), explicou o objetivo da exposição.

“Essa iniciativa é do governo do estado, através da secretaria de Segurança Pública, de levar até a população o conhecimento de quais são as ferramentas que usamos contra a criminalidade, em especial, em alguns eventos de concentração popular, como a Micareta. Nesses dois primeiros, dias 16 e 17, teremos alguns estandes dentro do shopping com demonstração de algumas atividades da polícia, demonstração de equipamentos, vestuário, entre outros, e no sábado, dia 18, terá na área externa do shopping uma exposição das nossas viaturas”, informou.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também colocou um estande. O diretor regional, Renato Lacerda, falou sobre a participação do departamento na Expo Segurança. Segundo ele, o departamento está mostrando inúmeras tecnologias para informar a população sobre a importância do trabalho do DPT.

“Trouxemos aqui as novas tecnologias e conhecimentos para mostrar nosso trabalho para a sociedade. Temos desde a parte de pesquisa de substâncias, constatação de drogas, até a parte de autenticidade de cédulas. Temos ainda a maleta de criminalística, a parte de odontologia legal. Temos também a parte de identificação veicular, pesquisa de impressão digital. Ano a ano o DPT vem evoluindo com mais tecnologia, pois nosso trabalho é científico”, destacou.

Entre os equipamentos mais recentes, que ajuda muito nas investigações, Renato Lacerda destacou dois, que segundo ele, são equipamentos que não destroem as amostras pesquisadas, pois detectam automaticamente a substância química. Segundo ele, esses equipamentos serão utilizados na Micareta de Feira para constatação de drogas. 

O major Michel Muller, do Comando de Policiamento Regional, disse que essa exposição é uma oportunidade das pessoas conhecerem o aparato tecnológico das forças de segurança.

“Aqui as pessoas podem conhecer de perto todo o aparato tecnológico que possuímos para o enfrentamento de ocorrências especializadas, que fogem do normal. Todas as vezes que precisamos de uma estrutura mais robusta para uma atividade mais especializada, nos valemos das unidades aqui presentes: o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, a Companhia de Polícia Rodoviária, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e o Corpo de Bombeiros, além do esquadrão de Motociclistas Asa Brasa, que é uma ala nova aqui em Feira de Santana”, informou.

De acordo com o Major, alguns desses equipamentos que fazem parte da exposição, serão utilizados durante a Micareta de Feira de Santana, realizada entre os dias 23 a 26 deste mês.

“Não são só os equipamentos que são utilizados na Micareta de Feira. São estruturas que ficam nos bastidores e quando existe a demanda, quando temos uma ocorrência que determina a atividade especializada, são acionadas imediatamente. Tivemos um investimento grande em equipamentos devido a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, então alguns desses equipamentos ficaram incorporados ao patrimônio da Polícia Militar”, afirmou.

Fotos: Ney Silva

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários