Gabriel Gonçalves
O governador Rui Costa anunciou, na manhã desta quarta-feira (15), durante a inauguração da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o investimento de R$ 148 milhões para Feira de Santana.
Entre os investimentos, está a reforma do Complexo Policial Investigador Bandeira, localizado no conjunto Jomafa (saiba mais aqui).
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador regional de Polícia, delegado Roberto Leal, explicou que a previsão para que sejam feitas as mudanças das unidades, é na próxima segunda-feira (20).
"A previsão para iniciarmos a retirada dessas unidades para o novo local, é na próxima segunda-feira, onde vai funcionar as delegacias, já estamos fazendo as tratativas, os veículos já estão sendo removidos daqui, sendo encaminhados para o pátio do Derba, justamente para liberar todo o ambiente. Já foi colocada uma placa anunciando o início das obras e agora só nos resta aguardar todos os trâmites", disse.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
De acordo com o delegado, o projeto de reforma beneficiará todo espaço do complexo e afirmou que alguns espaços serão demolidos para que seja feita uma nova construção.
"Algumas partes serão demolidas para que se tenha uma nova construção, como a parte da carceragem e será criado uma sala de auditório. Toda a parte hidráulica e elétrica também será reformada, inclusive o teto para que receba novos aparelhos de ar-condicionado e não ficar exposto, então será uma reforma completa. Os acessos serão distintos, quem quiser ir para a unidade de furtos, será por um espaço, quem for para a DTE, outro espaço, serão criados estacionamentos amplos para atender tanto aos servidores, quanto a população que vai em busca dos serviços do Complexo, além de elevadores nos prédios para dar esta acessibilidade para aquela pessoa que tenha alguma dificuldade de locomoção", afirmou.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
As unidades provisórias serão instaladas na Avenida Maria Quitéria. De acordo com o delegado Roberto Leal, a busca pelo local foi analisada pensando na acessibilidade da sociedade, para não dificultar a busca pelos serviços policiais.
"Há um imóvel na Avenida Maria Quitéria que já está em tratativas para executar esse contrato e a partir de segunda-feira, possamos estar realizando as transferências. É um local amplo com diversas salas e vai permitir receber a população da melhor forma. Nossa preocupação foi muito grande em relação ao acesso da população para esta unidade, a gente sabe da quantidade de atendimentos que nós realizamos aqui no Complexo do Sobradinho, então a gente precisava ter também outro ponto para o recebimento dessas ocorrências e que não ficasse tão distante, não permitindo o acesso das pessoas", destacou.
Ainda segundo o delegado, a previsão de conclusão das obras é de oito meses a um ano.
"Nos informaram que será de oito meses a um ano esta reforma. Não sabemos ainda quando realmente o trabalho será iniciado, então a partir do início das obras, cerca de oito meses a um ano, é a previsão, portanto, vamos aguardar aqui toda a conclusão", disse.
Leia também:
Prefeitura firma parceria para limpeza na área do Complexo Policial Investigador Bandeira
Audiência pública discute ações para combater focos do mosquito da dengue em complexo policial
Limpeza de sucatas de veículos do complexo policial depende de decisões superiores, diz coordenador
Diante do alto índice de dengue, empresário toma iniciativa de limpar área de complexo policial
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade