Brasil

Anuário: Veja lista com as 50 cidades mais violentas do Brasil

Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica as taxas de mortes violentas intencionais. Lista leva em consideração os municípios com 100 mil habitantes ou mais.

Operação da SSP
Operação policial na Bahia, estado com os quatro municípios mais violentos do país — Foto: Divulgação/Ascom-SSP

Dados do Anuário divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram quais são as 50 cidades mais violentas do Brasil com população acima de 100 mil habitantes no ano de 2022.

A lista tem como referência as taxas de mortes violentas intencionais, chamadas de MVIs no nome técnico, divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado.

A Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari (veja na lista abaixo).

Veja, após a tabela, mais destaques do anuário.

As mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio).

Lista das 50 cidades mais violentas do Brasil (população acima de 100 mil habitantes)

Ao todo, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil (veja o histórico por estado na arte abaixo).

Os crimes de homicídio doloso (-1,7%) e latrocínio (-15,3%) apresentaram diminuição de 2021 para 2022, enquanto as lesões corporais seguidas de morte (18%) e os assassinatos de policiais (30%) cresceram no mesmo período.

Das cinco regiões do país, três tiveram alta nas mortes violentas intencionais: Sul (3,4%), Norte (2,7%) e Centro-Oeste (0,8%). As quedas ocorreram no Nordeste (-4,5%) e no Sudeste (-2%), o que puxou a redução geral dos números em todo o país.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou nesta quinta-feira (20) em rede social uma lista de ações planejadas pelo governo para lidar com o aumento de crimes violentos, como o estupro, e de casos de estelionato e racismo. Dino fala em “plano específico para a Amazônia” e controle de armas para combater alta da violência.

Entram nas estatísticas os dados envolvendo a atuação policial, tanto a letalidade (quando as polícias matam), quanto a mortalidade (quando agentes de segurança pública são mortos).

As polícias do Brasil mataram um total de 6.430 pessoas durante o serviço ou em horário de folga em 2022. O número representa 17 vítimas de policiais por dia.

A estatística indica tendência de estabilidade ao ser comparada com os registros feitos em 2021, quando agentes de segurança pública mataram 6.524 pessoas – redução de 1,4% em 12 meses.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Enzo

O AMOR VENCEU na Bahia, a mais de 17 anos a população da Bahia é governada pelo partidos dos trabalhadores mais conhecido como PT, ai vem a pergunta. a culpa é de quem? lembrando que SEGURANÇA PÚBLICA É UM DEVER DO ESTADO. lembrando que são mais de 17 anos o PT governa a Bahia. a mídia toda caladinha não aponta um culpado

Marcos Santos

Feira de Santana é a 9a cidade mais violenta do país e a 22a do mundo(de acordo com outro estudo). Parabéns aos que fazem o L. O PT está no governo da Bahia a 18 anos e só faz da Bahia o pior estado do Brasil para se viver. Estado mais violento, pior educação e com mais desempregados

Diogo Borges

Amo muito tudo isso.

Lucas

Bora Bahia !! Das 14 primeiras mais violentas 09 são da Bahia, o amor venceu

antonio

Boa noite. Feira de Santana, tá lá, no 9º lugar. Se, cobrar do prefeito, vai dizer que é culpa do governador. O povo, fica no fogo cruzado, perdendo seus bens e, sua vida. Amém!

Natalia

Claro que a culpa é do governador. O prefeito não tem competência pra segurança pública a menos que os guarda municipal virem Polícia Municipal. O governador do PT faz na Bahia o que Lula vai fazer no Brasil.

Enzo

A culpa é de quem governa a Bahia a mais de 17 anos, SEGURANÇA PUBLICA É UM DEVER DO ESTADO e não do município

O amor venceu

Essa é a Bahia do PT
Continuem fazendo o L baianos, não demorará a chegada ao topo desta lista, quase lá.

ALISSON LIMA SILVA

12 das 100 cidades são da Bahia e sempre tivemos os petistas no governo! Iaê Gerinimo vai dizer oque dessa vez!