Bahia

Ampliação do efetivo e ações especiais pretende tornar Morro de São Paulo mais seguro

Morro de São Paulo, terceiro destino turístico da Bahia, e um dos locais mais bonitos do Brasil, tem apresentado alguns casos de violência, tráfico de drogas e pequenos furtos.

Acorda Cidade

Debater sobre as causas, consequências e medidas para a diminuição dos recentes episódios de violência em Morro de São Paulo. Este foi o objetivo da reunião, realizada ontem (19), na Secretaria de Segurança Pública, entre o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), as lideranças representativas da comunidade, com integrantes da população e do empresariado, e o Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.

Presente na reunião, Carmem Adamatti, proprietária de uma pousada na região de Morro de São Paulo e integrante da Associação de Comerciantes do Município, afirmou que depois que os casos de violência ficaram evidentes, a solução encontrada pela população foi recorrer ao deputado Hildécio, como esperança para intermediar o problema.

“Devido aos problemas de violência que tivemos nos últimos dias, tratamos de procurar Hildécio, que foi nosso prefeito e é o deputado que nós elegemos. Buscamos ajuda nesse encontro e esperamos que o secretário nos dê uma providência imediata para melhorar o efetivo da polícia na região. Enfim, queremos ver o que pode ser feito”, salientou Carmen.

Morro de São Paulo, terceiro destino turístico da Bahia, e um dos locais mais bonitos do Brasil, tem apresentado alguns casos de violência, tráfico de drogas e pequenos furtos. Para o Secretário, o problema de segurança pública é algo nacional, mas no caso de Morro há a necessidade de se realizar intervenções incisivas para evitar que situações graves aconteçam.

“É um trabalho de inteligência, de investigação e de prisão dos autores de crimes e de pessoas relacionadas ao tráfico de drogas. Também é importante a ampliação de efetivo da polícia, por isso, vamos tentar, a todo custo, trazer novos policiais para a região de Morro de São Paulo, como também ampliar o trabalho da polícia no local, até que os concursos que o governador anunciou saiam e tenhamos condições de reforçar, efetivamente, o policiamento dessa região”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Maurício Barbosa é preciso que a comunidade trabalhe de forma integrada com a polícia. “Nós vamos tentar implantar um sistema de monitoramento de câmeras em Morro de São Paulo e também criar o Conselho Comunitário de Segurança para que o empresariado ou as pessoas da comunidade interajam de forma mais sistemática com a polícia. Assim, será possível efetuar pequenas intervenções que, feitas nos momentos mais propícios, surtirão efeitos”, destacou.

Para o deputado Hildécio Meireles, a reunião com o secretário foi extremamente proveitosa. “Os empresários e trabalhadores que vieram representar a comunidade tiveram a oportunidade de colocar seus anseios e o secretário foi muito atencioso, especialmente, pela importância que Morro tem como ponto turístico no contexto econômico da Bahia. Nós ficamos satisfeitos”, enfatizou.

O peemedebista também concordou com o secretário no que diz respeito ao trabalho conjunto da população com a polícia. “Tem que haver uma participação da comunidade de um modo geral nessas ações que, no passado, eram exclusivas do estado como poder. A sociedade tem que ser mais participativa. Acho que a criação do Conselho Comunitário de Segurança dará uma ajuda muito grande e facilitará as ações da Secretaria de Segurança Pública em Morro de São Paulo”, finalizou Hildécio.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários