Um adolescente de 16 anos foi apreendido nesta terça-feira (10) no bairro Gabriela, em Feira de Santana, por equipes da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e da Delegacia de Homicídios (DH). A apreensão ocorreu em cumprimento de um mandado judicial expedido pela Justiça.
De acordo com a delegada Daniele Matias, titular da DAI, o adolescente é suspeito de praticar um ato infracional análogo à tentativa de latrocínio contra um policial civil no dia 9 de agosto deste ano (relembre aqui). Na ocasião, o adolescente estava com outros três jovens, sendo que um deles foi assassinado no último domingo, dia 8 de dezembro, no bairro Asa Branca (relembre aqui).
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“O policial, à época, foi baleado durante a tentativa, mas conseguiu se recuperar dos tiros que tomou. Esse adolescente já tem várias passagens pela DAI, incluindo tráfico de drogas, porte ilegal de arma e agora essa tentativa de latrocínio”, explicou a delegada ao Acorda Cidade.
Além da tentativa de latrocínio, a delegada destacou que o jovem é investigado por envolvimento em pelo menos dois homicídios. “Os crimes contra a vida praticados pelos adolescentes serão investigados pela DH, que tem como titular o delegado Gustavo Coutinho”, afirmou.
O adolescente cumprirá medida socioeducativa de internação conforme sentença judicial e foi encaminhado ao Pronto Atendimento da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente), na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz de Mello Mattos (Case), onde permanecerá à disposição da Vara da Infância e Juventude.
Disputa entre facções e ação policial
A delegada também comentou sobre o crescente envolvimento de adolescentes em disputas entre facções criminosas. “Infelizmente, há uma disputa constante entre facções, e adolescentes acabam envolvidos. Desde novembro, cumprimos seis mandados de busca envolvendo adolescentes ligados a homicídios”, revelou Daniele Matias.
Ela ressaltou que a DAI tem atuado de forma efetiva em parceria com o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude para apurar as denúncias e cumprir os mandados. “A Polícia Civil age a partir do momento em que há uma tentativa ou consumação de um ato infracional. Tudo que chega ao conhecimento da delegacia está sendo apurado e respondido”, concluiu.
Tentativa de latrocínio
O caso da tentativa de latrocínio em que o adolescente apreendido hoje é suspeito, é o do crime contra um policial civil lotado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga). Ele foi atingido por dois tiros por volta das 20h30 do dia 9 de agosto de 2024. Os tiros foram praticados por quatro adolescentes que se aproximaram em uma motocicleta e anunciaram um assalto contra o policial que também conduzia uma motocicleta. O caso ocorreu no cruzamento da Rua Itambé com a Rua Nazaré, no Bairro Jardim Cruzeiro.
De acordo com informações de testemunhas ao Acorda Cidade, o policial reagiu e foi alvejado por outros dois homens que estavam a bordo de uma segunda motocicleta. A vítima foi socorrida para um hospital de Feira de Santana e está recuperada.
Homicídio contra um dos suspeitos da tentativa
Destes quatros jovens, conforme já informado pela delegada, um deles foi assassinado em Feira de Santana, por volta das 6h do último domingo, no bairro Asa Branca. Quando praticou a tentativa ele era menor de idade. Segundo a delegada, trata-se de Anderson da Silva Ferreira, conhecido como Sushi, de 18 anos. O corpo dele foi encontrado na calçada de uma residência na Rua Bel. Segundo a proprietária da casa, o corpo foi deixado no local e ela cobriu com um lençol até a chegada da polícia. Ele também foi acusado de praticar outros crimes (saiba mais aqui).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram