Foi realizada na manhã desta quarta-feira (5) na sede do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) em Feira de Santana, uma reunião para tratar sobre a distribuição geográfica das unidades que compõe o CPRL.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o comandante de Operações Policiais Militares, coronel Xavier Filho, informou que o encontro teve como objetivo fazer um alinhamento operacional, como acontece em todo o estado da Bahia.
“É uma reunião ordinária, um encontro que a gente faz de alinhamento operacional e nós fazemos em todo o estado da Bahia com os comandos regionais que tem responsabilidade da malha protetora do nosso estado e a gente aborda alguns pontos que são internos da nossa corporação. É necessário ter um olhar para que a gente possa fazer o direcionamento do nosso efetivo de uma forma mais otimizada como a distribuição dentro de Feira de Santana, dentro das nossas unidades operacionais que é algo muito mais fácil de se fazer, a questão dos bairros, apresentar uma proposta que venha otimizar a aplicação desse policiamento, são muitos pontos importantes que a gente discutiu aqui”, afirmou.
Ao Acorda Cidade, o subcomandante do CPRL, Tenente Coronel Michel Muller explicou que irá existir uma nova divisão de bairros para as companhias, principalmente para a 66ª CIPM, a qual é responsável pelo maior número de bairros em Feira de Santana.
“Utilizando até as palavras que as pessoas conseguem ter uma melhor compreensão, nós iremos fazer um rezoneamento do município de Feira de Santana para que a gente possa ter um policiamento mais efetivo, mais próximo dos problemas que nós temos hoje. É possível verificar uma discrepância dos índices de homicídios registrados na área da 66ª em relação a 65ª e 67ª, a 64ª é centro da cidade, e historicamente tem menores números de crime, isso até mesmo na época em que eu comandei no período de 2014 e 2015 e continua sendo a menor, isso é natural, mas existe este discrepância muito grande entre o número de homicídios registrados na 65ª e na 67ª, comparado com os registros da 66ª”, informou.
Segundo o subcomandante, uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) será instalada em Feira de Santana.
“É uma Companhia Independente de Policiamento Especializado, a Cipe, porém mais popularmente conhecida como Caatinga, e deverá ser instalada aqui no município de Feira de Santana. Isso vai fortalecer as nossas ações e podendo realizar uma ação mais pontual na zona rural, nos nossos distritos e povoados”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram