Laiane Cruz e Ney Silva
Militares do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana estão sendo treinados para participar da operação de pacificação da favela da Maré, no Rio de Janeiro. Ao todo são 120 homens que formam uma companhia e que já seguem inicialmente para Salvador na próxima semana, no período de 26 a 30 de janeiro. Na capital baiana, eles vão se juntar a outros militares do 19º e 28º batalhões de caçadores para seguirem para o Rio de Janeiro.
De acordo com o capitão Isaac Machado, a operação ocorre há 9 meses e os militares do 35º BI formam o sexto contingente a ser enviado para a Maré. “Estamos em regime de instrução, inclusive à noite, buscando adestrar a tropa para cumprir as missões de garantia da lei da ordem. Essas missões, prioritariamente, buscam o patrulhamento ostensivo, as revistas a pessoas e veículos, e o cumprimento de mandado de busca e apreensão”, informou.
Ainda conforme o capitão, a previsão é que a equipe assuma a direção da operação a partir do dia 9 de fevereiro. “É uma população de mais de 140 mil pessoas, é uma área próxima do aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), de 10 km2, que comporta o efetivo que está sendo empregado. As missões estarão voltadas para o apoio da população e restabelecer a ordem e a segurança local.”
O capitão Isaac Machado informa também que o armamento utilizado pela equipe é para defesa e uso progressivo da força, com o mínimo de baixas possíveis.