Listada novamente entre as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes mais violentas do mundo, segundo uma pesquisa realizada por uma ONG Mexicana, Feira de Santana, segue registrando altos índices mensais de mortes violentas.
Somente no mês de fevereiro, 30 pessoas foram assassinadas no município. xxxx no ano. Nos últimos anos, o período também obteve números elevados, conforme mostra o gráfico a seguir:
De acordo com o levantamento feito pelo Acorda Cidade, das 30 vítimas cinco eram mulheres, sendo que quatro foram mortas a tiros e um a golpe de pilão (relembre o caso aqui).
Com relação aos homens um foi morto por espancamento, um a facadas e os demais a tiros.
Além destas mortes por homicídio, houve um caso de excludente de ilicitude (legítima defesa) e sete mortes em decorrência de intervenção ou oposição a abordagem policial (troca de tiros).
Bairros
Com relação as localidades, o bairro Conceição foi o mais violento do mês. Foram cinco homicídios em 28 dias. Confira a tabela a seguir:
Bairros onde ocorreram crimes em fevereiro de 2023, em Feira de Santana:
Número de homicídios registrados em áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs).
64ª CIPM:02 assassinatos
65ª CIPM:10
66ª: CIPM:15
67ª: CIPM: 04
O que diz a Polícia Civil
Ao Acorda Cidade o delegado Roberto Leal, Coordenador Regional de Polícia (1ª Coorpin), informou que a Polícia Civil vai continuar com os esforços para elucidar os crimes e combater novos registros por meio da identificação e prisão de autores.
“As ações precisam ser contínuas e eficazes principalmente na identificação dessas pessoas que são responsáveis por esses homicídios. A Delegacia de Homicídios vem fazendo um trabalho de identificação desses indivíduos, constantemente reuniões são realizadas com o Ministério Público e com a Polícia Militar, justamente para discutir a criminalidade aqui em Feira de Santana notadamente os homicídios. Então vamos continuar com a pauta que é o enfrentamento desses grupos, principalmente destas mortes que são vinculadas ao tráfico de entorpecentes”, afirmou.
Sobre o número maior de homicídios concentrados em alguns bairros, o delegado reforça a ligação com o tráfico de drogas e a ruptura entre grupos criminosos.
“Nesses bairros infelizmente o que está havendo é uma ruptura de um mesmo grupo que explora o tráfico de entorpecentes nesses bairros. Houve um problema interno e esses indivíduos passaram a se atacar mutuamente. Isso nos traz a este entendimento porque esse aumento foi considerável. Eram pessoas que conheciam o local de residência, conheciam os horários dessas pessoas, quais os bares que frequentavam, quais os locais que frequentavam”, disse.
Segundo o delegado, esses ataques resultaram inclusive em duplos homicídios.
“Principalmente porque os autores desses crimes conheciam as vítimas e sua rotina. Alguns pertenciam anteriormente ao mesmo grupo criminoso e em virtude de alguns fatos que ocorreram em Feira de Santana, esse grupo acabou rachando e ocasionou essa quantidade de mortes”, explicou.
Para este mês, a Polícia Civil está elaborando várias ações para combater os índices.
Número de homicídios por mês em 2023:
Janeiro: 33 homicídios
Fevereiro: 30
Março: —
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram