Feira de Santana

130 policiais ocupam conjunto George Américo para instalação de base comunitária

Desde as 6h o bairro foi cercado por policiais que iniciaram várias diligências em busca de drogas e suspeitos de crimes.

Andrea Trindade

Com o objetivo de reduzir o índice de criminalidade, cerca de 130 policiais militares e civis ocuparam o conjunto George Américo, em Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (18). O  local foi cercado por policiais que iniciaram várias diligências em busca de drogas e suspeitos de crimes.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Lesteinformou que a escolha do conjunto foi feita a partir de levantamentos realizados pela polícia considerando o índice de homicídios e outros delitos.  Segundo ele, todos os moradores, além de motoristas e motociclistas serão abordados durante a operação que terminará no próximo dia 27.

Em menos de duas horas várias pessoas  foram detidas por portarem drogas e armas e serão conduzidas ao Complexo Policial Investigador Bandeira. Segundo o delegado Ricardo Brito, algumas delas tiveram passagem pela delegacia.

Após a operação será instalada a primeira Base Comunitária de Segurança (BCSda cidade com a finalidade de reduzir em mais de 80% a violencia no local. A ação vai se expandir para outros bairros com altos índices de violência, entre ele o Campo Limpo. A inauguração da BCS também será no dia 27. Ela será comandada pelo tenente Emílio, da Polícia Militar,  e ligada a 65ª CIPM (Companhia Independente) sob o comando do major PM Carvalho. O efetivo da polícia, que atuará com viaturas e monitoramento, recebeu treinamento especial para atuar na BCS.

A  operação envolve o policiamento das Companhias Especializadas CIPE Litoral Norte, Companhia Especializada Tático Operacional (CETO), com o emprego dos Pelotões da Cavalaria, Asa Branca e Tático Móvel, além do policiamento das Companhias Independentes da 64ª e 65ª,  e do serviço de inteligência da PM dos agentes da Polícia Civil.  

A Base Comunitária de Segurança, inspirada nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, é um equipamento de policiamento comunitário que tem como objetivo promover a segurança e a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade.

  Fotos e  informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários