Acorda Cidade
RPAS é uma sigla em inglês que significa Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada. O RPAS também recebe a denominação popular de drone. Os novos operadores, estarão legalmente aptos a utilizar o aparato tecnológico para as missões que lhe forem demandadas.
Foto: Joilson Miranda
Na última sexta-feira (06), o Graer realizou o encerramento das turmas 1 e 2 do Curso de Operador de RPAS, através de solenidade, que contou com as presenças do comandante, tenente coronel PM Renato e major PM Cledson, subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), dentre outras autoridades.
Na próxima sexta-feira (13), a Unidade prevê a formação das turmas 3 e 4, finalizando esta edição do Corpas, que tratou de capacitar de forma teórica e prática os profissionais de segurança pública, representantes da Bahia e outros estados, que foram submetidos às 120 horasaula em formato EAD semipresencial, divididas entre a fase inicial à distância e a fase presencial final, conforme reza o parecer do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da PMBA, de dezembro de 2016.
Em 2017, o Graer inaugurou a oferta de cursos EAD na PMBA, com a 1ª e 2ª edições do Corpas. Nesse período, foram capacitados 39 operadores, dentre profissionais da PMBA, Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Casa Militar do Governador (CMG), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e da Polícia Civil da Bahia (PCBA).
Atingindo para 2018, da realização da 3ª e 4ª edição do Corpas, o Graer, vem conseguindo atender, além das demandas da Segurança Pública e Sistema Prisional do Estado da Bahia, demandas corporativas de outros Estados e das Forças Armadas.