Andrea Trindade
Cento e oito detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana foram beneficiados com a saída temporária de Semana Santa, na quinta-feira (19). Entre eles, 25 saem pela primeira vez.
De acordo com o diretor do Conjunto Penal, Clériston Leite, a Lei determina cumprir um prazo de 45 dias para autorização de uma saída para a outra (Art. 122, § 3º) e, para que não haja choque com a saída do Dia das Mães, a unidade penal antecipou a saída da Semana Santa. Os presos devem retornar na próxima terça-feira (24) e caso não retornem ou chegue alguns dias após o prazo sem justificativa, eles são punidos e podem perdem o benefício.
Apesar de a notícia de saída temporária causar insegurança na população, o diretor informa que na última saída não houve registro de crimes envolvendo detentos do conjunto penal.
“Eles estão cada vez mais atentos a questão da prática de crimes porque eles sabem que serão punidos e na última vez não houve ocorrências. Espero que dessa vez seja da mesma forma. O número de detentos que não retornam está cada vez mais baixo em Feira de Santana e em muitas cidades do estado por conta da política de ressocialização que a secretaria está colocando em prática, fazendo com que eles analisem melhor e tenha uma consciência do que é cumprir a pena”, explicou.
Clériston Leite informa que para ter direito ao benefício, o preso deve estar no regime semiaberto e ter bom comportamento. “Fazemos uma análise de vários requisitos que são encaminhados para Execução Penal que, junto com o Ministério Público, faz a análise final e a devolve com as autorizações”, disse.
Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade