Feira de Santana

Cerca de 1.800 policiais militares de Feira de Santana atuaram na Operação Carnaval 2023, diz comandante do CPRL

Em paralelo ao Carnaval, 11 municípios foram atendidos com 1.040 policiais.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Carnaval de Salvador 2023 contou com o amplo policiamento e com o reforço das tropas policiais de Feira de Santana. Dos 4 mil policiais do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) mais de 600 homens foram enviados para atuarem durante os dias de festa. E conforme o comandante do CPRL, Coronel PM Adalberto Oliveira Piton da Silva, aproximadamente, 1.800 policiais foram empregados na Operação Carnaval.

“Tradicionalmente Feira de Santana encaminha parte da sua tropa para apoiar no Carnaval de Salvador e este ano não foi diferente. Eu aproveito para elogiar a operacionalidade da nossa tropa. Nós tiramos neste ano mais de 4.200 plantões e todas as unidades foram empregadas nos três circuitos. Foi para nós uma honra participar do sucesso do Carnaval de Salvador e isso também aumenta a nossa responsabilidade com a Micareta que vem aí”, disse o coronel ao Acorda Cidade.

Em paralelo ao Carnaval, 11 municípios foram atendidos com 1.040 policiais. A preparação dos policiais para servirem no Carnaval de Salvador contou com o diálogo entre as forças de segurança e secretarias.

“O Carnaval de Salvador é o maior evento a céu aberto no mundo, ele tem uma característica interessante que é o planejamento integrado de várias Secretarias com o destaque para a Secretaria de Segurança Pública, na qual a PM, Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Técnica se integram, apoiando também a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Serviços Públicos, enfim, é todo um planejamento bastante complexo com uma logística muito grande de deslocamento de tropa; alimentação; alojamento; serviço de inteligência; aplicação de várias modalidades de policiamento, desde a polícia montada até o policiamento aéreo. Então a gente fica feliz e até orgulhoso de participar de um processo desse e de ter uma corporação tão eficiente, reconhecida internacionalmente”, contou.

O coronel PM Adalberto Piton trabalhou no circuito apoiando o Comando de Policiamento Especializado.

“Eu tive o privilégio de trabalhar três dias e três noites no circuito, nos três circuitos eu estava apoiando o Comando de Policiamento Especializado e vi realmente que a PM da Bahia deu, literalmente, um show, com a demanda reprimida, com muitos turistas, muitas atrações. Nós tivemos noites com 32 atrações no circuito Ondina e vimos ali uma polícia preparada no comando do Coronel Paulo Coutinho que estava todos os dias na rua com sua equipe, todas as noites acompanhando, e realmente estamos todos de parabéns, a nossa tropa principalmente”, destacou.

Policiamento em Feira de Santana

Feira de Santana não teve registro de morte ou tentativa de homicídio durante os dias de Carnaval em Salvador, conforme o comandante do CPRL o policiamento ordinário foi mantido com escala reduzida.

“Nós mantivemos o policiamento ordinário, com escala reduzida, para que não causasse impacto no fornecimento e oferecimento de Segurança Pública para a sociedade e graças a Deus tivemos um período de Carnaval relativamente tranquilo, sem homicídios, e quero também parabenizar aos policiais que ficaram em Feira e mantiveram a cidade em ordem. E agora vem o desafio de preparar a cidade para a Micareta. O sucesso tem que ser não apenas no circuito, mas em toda a cidade, principalmente estabelecendo segurança para as pessoas que se deslocam saindo e chegando ao circuito”, informou.

Micareta

Na última semana, o CPRL iniciou os preparativos para a Micareta de Feira.

“Já temos reuniões nesta quinta (23), vamos reunir com o pessoal da prefeitura, vamos analisar o circuito, onde é que vão ser dispostos os equipamentos. Sob o ponto de vista de planejamento de emprego de tropa já está pronto com o Coronel Gilson Paixão, e vamos agora fazer essa interlocução com Salvador. Acabei de ser contactado pelo Serviço de Valorização Policial através da Major Denice que vai trazer uma equipe para interagir sobre a questão do respeito aos Direitos Humanos, sobre a questão racial etc. Então é muito importante que nós façamos da Micareta de Feira, também, a maior Micareta, talvez, da história. O Governador Jerônimo em nossas reuniões citou Feira de Santana e isso aumenta a nossa responsabilidade, aumenta o nosso desafio, e o Coronel Paulo Coutinho com certeza vai nos apoiar e vamos integrar aqui com a Polícia Civil, Polícia Técnica, Rodoviária Federal, com todas as formas de segurança para que possamos fazer a maior Micareta da história”, abordou.

Tecnologia de leitura facial pode ser usada na Micareta de Feira

O Carnaval de Salvador contou com um esquema de segurança especial e pela primeira vez fez uso da tecnologia Long Term Evolution (LTE), por meio de rádios de comunicação em tempo real. Além disso, 42 portais de abordagens equipados com câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial foram instalados e usados para garantir mais segurança e bem-estar para quem estava curtindo a festa.

“Nós enviamos uma equipe para fazer um reconhecimento das boas práticas do Carnaval de Salvador para a gente tentar implementar na Micareta de Feira. O que nos chama atenção são os portais de abordagem no acesso às chamadas ZAC – Zonas de Acesso ao Circuito. Essas zonas contribuíram muito para evitar a entrada de material ilícito no circuito. Além da questão da leitura facial, da tecnologia, do LTE, um grande sucesso, quase 60 pessoas foram localizadas e presas no circuito e nós vamos trazer essa tecnologia para Feira de Santana”, assegurou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também:

Nenhum homicídio registrado em Feira de Santana durante o Carnaval 2023

Com 79 foragidos localizados, Reconhecimento Facial é o destaque do maior Carnaval de todos os tempos

Reconhecimento facial: 52 foragidos da Justiça são presos no Carnaval

Carnaval sem homicídio comprova sucesso da segurança e da democratização da festa

8 pessoas assassinadas em Feira de Santana no fim de semana prolongado de Carnaval

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários