Podcast

Viver para ajudar o próximo: conheça a história de vida da artista e voluntária Betânia Knoedt, da AAPC

Ela tem uma série de afinidades e habilidades que geram muitas funções e somam ao seu maior propósito de vida.

voluntária Betânia Knoedt, da AAPC
Foto: Arquivo Pessoal

As mechas cor de rosa no cabelo, o sorriso contagiante, a sede em ajudar o próximo e a habilidade natural para a comunicação refletem a essência da vitalidade da aposentada e diretora de relações públicas da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), Maria Betânia Knoedt, aos 75 anos de idade.

Entrevistada desta edição do podcast Cá entre Nós, ela tem uma série de afinidades e habilidades que geram muitas funções e somam ao seu maior propósito de vida: ajudar o próximo.

Escritora, poeta, atriz, cantora, professora, fluente em Esperanto, ex-jogadora de basquete, esportista, contadora de histórias, palestrante, pesquisadora, diretora de Protocolo do Rotary, bibliotecária e Miss Terceira Idade.

Esse é apenas um recorte da biografia de Betânia que é descendente de austríacos, nasceu em Salvador e desde pequena já mostrava que gostaria de fazer história e viver de forma a deixar um legado importante, especialmente na área social e no respeito às diferenças.

Em sua participação no podcast ela falou que embora já tenha mais de sete décadas de vida, sua avidez por aprender, por fazer coisas novas e fazer a diferença na vida das pessoas está sempre em evidência.

Com uma agenda repleta de atividades todos os dias, Betânia já se aposentou na carteira de trabalho, mas para viver e ser solidária está sempre na ativa.

Ela contou no podcast do Acorda Cidade como é trabalhar na AAPC há mais de 20 anos, estar na entidade desde a fundação e como é o dia a dia e os desafios na manutenção da instituição, além das maiores dificuldades encontradas por pacientes que enfrentam o câncer, desde muitas vezes a escassez de comida, como a falta de transporte e até de materiais médicos e hospitalares essenciais para o tratamento da doença.

Sensível às causas sociais, ela contou suas ideias, projetos e como um sorriso no rosto, um bom dia, pode fazer melhor o dia de alguém.

Acompanhe mais essa história incrível e inspiradora contada no Escuto Cá Entre Nós no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Denise

Sr. Betânia, tive o prazer de conhecer essa senhora em abril desse ano, fiquei maravilhada, com seu entusiasmo com as causas sociais, de como ela é uma pessoa cheia de vida e que mesmo aposentada busca a ajuda ao próximo. Muito merecida essa homenagem a essa pessoa maravilhosa e cheia de vida. Um exemplo a seguir, Dona Betânia sou sua fã.

Cidadao

Acompanho está senhora na luta dela, e vejo como é cruel uma parte da sociedade. Está senhora sempre está na mídia pedido ajuda para ajudar aos que estão com está doença terrivel, e sei também que poucos ajudam. Infelizmente o ser humano não são todos, não tem compaixão com o próximo, mas em outras situações doam até a alma, para se aparecerem perante a sociedade como bons. Não me lembro e se estiver errado me perdoem, está senhora já foi homenageada pelo seu trabalho no DIA INTERNACIONAL DA MULHER?