Acorda Cidade
A saúde mental está sempre entre os assuntos debatidos no dia a dia entre colegas de trabalho, reuniões familiares e com amigos. Com o excesso de trabalho causado pelas atividades diárias, seja no ambiente corporativo ou doméstico, precisamos falar sobre a saúde da mente. Problemas como ansiedade, depressão, crises de pânico reduzem nossa qualidade de vida e precisam de acompanhamento.
Outro assunto que vem ganhando destaque nos últimos meses é a Síndrome de Burnout. Vamos entender mais sobre este assunto neste 9º episódio do Cá Entre Nós. Hoje quem participa do nosso bate-papo são as jornalistas Laiane Cruz, Andrea Trindade e Rachel Pinto.
Também esclarecemos mais sobre o que é a síndrome de Burnout com a psicóloga Brenda Vanin (@brendavaninpsi), que vem realizando um estudo aprofundado sobre o assunto.
O burnout é silencioso, e suas consequências se refletem em dores emocionais que, por sua vez, são somatizadas em dores físicas, como a presença de dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, insônia, alteração de humor, dificuldade de concentração e até mesmo perda de cabelos.
Quando falamos sobre burnout, consideramos os fatores psicossociais, o quão o indivíduo é impactado por seu trabalho e em quais áreas de sua vida esses impactos se refletem. Por isso, é importante que as organizações atentem à saúde mental dos funcionários, principalmente durante a pandemia. É preciso observar a situação dos funcionários que permaneceram desenvolvendo suas atividades laborais dentro e fora dos escritórios e dobraram sua carga horária para alcançar metas e manter a empregabilidade.