Podcast

Educação, história do Brasil, segurança pública e diferenças entre Feira e Salvador na visão do antropólogo Ricardo Aragão

As heranças da escravidão do Brasil, as cotas raciais e a violência na Bahia também foram temas ressaltados neste episódio.

Foto: Juvenal Martins /Acorda Cidade
Foto: Juvenal Martins /Acorda Cidade

O cientista político, sociólogo e antropólogo, Ricardo Aragão, é o entrevistado desta semana no Cá Entre Nós, o podcast do Acorda Cidade. Nascido e criado no bairro de Castelo Branco em Salvador, o professor universitário frequentemente percorre o trajeto entre a capital e Feira de Santana para ministrar suas aulas. Durante o bate-papo com as jornalistas Iasmim Santos e Andrea Trindade, ele destaca as diferenças entre as duas cidades, como o trânsito, o sotaque e a estrutura.

Inicialmente, Ricardo compartilha um pouco sobre sua infância no bairro onde mora até hoje, as vivências de uma pessoa superdotada estudando em escola pública e sua visão sobre a Educação no Brasil. Ao longo da conversa, ele também aborda a história do Brasil e da Bahia, trazendo detalhes que muitas vezes não são ensinados no currículo escolar básico.

Em seguida, ele, que é sacerdote da nação Kongo-Angola do Candomblé, relata sua trajetória acadêmica e sua iniciação na religião para a qual sentiu o chamado ainda na juventude após atuar ativamente na igreja Católica. As heranças da escravidão do Brasil, as cotas raciais e a violência na Bahia também foram temas ressaltados neste episódio. Uma aula!

Ouça o podcast no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários