Podcast

Conheça a trajetória do baiano que se tornou referência na Interpol em treinamento de desastres em massa

Atuante na perícia forense, ele desenvolve técnicas e estudos que ajudam peritos e policiais em suas investigações.

Jeidson Marques | Foto: Arquivo Pessoal
Jeidson Marques | Foto: Arquivo Pessoal

Neste episódio do Escuto Cá Entre Nós, o Acorda Cidade traz a história de Jeidson Antônio Morais Marques, idealizador e coordenador do Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que chamou atenção de países como Japão, referência em treinamento da população em casos graves de desastres. Nascido em Nazaré, Bahia, filho de servidores públicos, Jeidson trilhou uma jornada notável para se tornar um renomado Cirurgião-Dentista Especializado em Gestão e Perícias Forenses, com mais de 20 anos de experiência.

Desde cedo, Jeidson sempre sonhou em ir além e fazer a diferença na vida das pessoas. Após coordenar a saúde bucal em Lauro de Freitas, ele ingressou como professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e, posteriormente, alcançou seu sonho ao ser aprovado no concurso público para lecionar na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), instituição onde se formou. Hoje ele acumula 12 anos como docente. Sua paixão pelo ensino e dedicação à área odontológica o levaram também a atuar como coordenador no curso de odontologia no Grupo Nobre.

Entretanto, seu caminho também o conduziu à fascinante área da perícia forense. Há duas décadas, Jeidson dedica-se a essa ciência, desenvolvendo técnicas e estudos para os peritos utilizarem em suas investigações. Ele também possui cinco livros lançados na América Latina sobre perícias de mordidas, obtendo visibilidade em outros países.

Ao longo de sua carreira, Jeidson encontrou inspiração em seu grande mentor, o professor Galvão da Universidade Estadual de Feira de Santana, um médico legista. O professor Galvão foi fundamental em sua jornada de mestrado na USP e durante o pós-doutorado em Coimbra, que trouxe valiosas experiências para seu trabalho.

Em 2014, ele deu um passo além e voltou sua atenção para os desastres. Ao perceber muitos casos que poderiam ser resolvidos e não foram, Jeidson decidiu dedicar seus esforços para ajudar de forma significativa nesses momentos difíceis.

Jeidson Marques | Foto: Arquivo Pessoal

Durante a pandemia, aproximou-se do Rotary Club Feira de Santana e, em incríveis três anos, tornou-se presidente da instituição.

No podcast, Jeidson compartilha sua experiência na perícia forense e explora as semelhanças e diferenças entre a realidade e a ficção retratada na mídia. Ele nos esclarece como funciona a linha forense e todo o processo envolvido na investigação pericial, revelando detalhes que nos aproximam desse intrigante universo.

Atualmente, o maior projeto de Jeidson envolve o coronel Júlio, um parceiro valioso do Cidem, que teve seu primeiro simulado em 2014. Os congressos que promoveram impactaram outros países internacionalmente, com o professor Jeidson sendo convidado a falar sobre a simulação em Feira de Santana para 196 nações na sede da Organização Internacional de Polícia Criminal – Interpol.

Sua dedicação e influência positiva não passaram despercebidas, referência em treinamento de desastres pela Interpol, e ele já foi convidado a ministrar uma palestra em agosto de 2024 no Japão sobre o Cidem que será realizado neste ano. A trajetória de Jeidson Antônio Morais Marques é uma inspiração para todos que desejam superar obstáculos, alcançar o sucesso profissional e fazer a diferença na vida das pessoas.

Ouça o podcast no player abaixo. O Escuto Cá Ente Nós também está no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram  e no Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Andrea Karla Andrade

Parabéns pela trajetória, Jeidson!!

Rafael Oliveira

Parabéns também ao Coronel Júlio, por toda ajuda a esse projeto, eu me lembro no evento no estádio da fonte nova em Salvador, ele dirigiu os acontecimentos com a bomba, as ações após explosão e com riqueza de cada detalhe, que não esqueci disso. Parceiro demais do projeto. Obrigado também aos monitores viu.

Maroel Bispo

Grande professor Jeidson! Profissional altamente capacitado, trabalhei com ele no 1º CIDEM, um grande evento internacional. Conheci-o quando fui estudante de Psicologia na UEFS, durante período de Aluno Voluntário no NNEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e Adolescência, no qual ele é professor orientador. Feira de Santana se orgulha desse ser humano incrível.

Rafael Oliveira

Esse cara aí é gente boa demais, profissional top e ainda um líder que cativa a todos, ele permite que a pessoa dentro do projeto CIDEM seja também um protagonista e possa somar no evento e isso faz com que de vontade fazer o melhor. Participei e sei que sai mais preparado de lá. Professor Jeidson trabalho incrível, tudo de bom. Vale ressaltar que nunca vamos saber quando será ou se será necessário reagir a um desastre em massa. Então melhor está pronto.

Sol

Que trabalho incrível, parabéns!