O ator carioca Paulo Lessa, que viveu na telinha da Rede Globo o personagem Jonathas da novela das nove, Terra e Paixão, esteve no estúdio do Rádio Sociedade News, durante o programa Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (23). Em entrevista ao vivo, conduzida pelo radialista Dilton Coutinho, o ator falou sobre sua carreira e a sua ligação com a cidade de Feira de Santana.
Filho da feirense, Idalice Bastos, Paulo nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Copacabana, mas sempre manteve familiares em Feira de Santana. Ainda jovem, sua mãe foi para o RJ onde tornou-se proprietária de um dos salões de beleza mais prestigiados da região, o Afro Day. Foi no estabelecimento de sua mãe que ele teve contato com os primeiros artistas que conheceu.
Durante a entrevista ao Acorda Cidade, ele revelou que costuma passar os festejos juninos na cidade, na casa de parentes, tanto que, o último capítulo da novela Terra e Paixão, ele assistiu em Feira de Santana com a família. Seus avós eram do distrito de Bonfim de Feira.
O ator cursou fisioterapia, trabalhou como modelo e tinha outros planos na infância. Após desistir da publicidade e se dedicar ao teatro, Paulo fez personagens na Rede Record, e teve sua primeira participação na Globo em ‘A Favorita’ (2008).
“Foi engraçado, eu liguei para Feira de Santana, para todo mundo e falei, gente: liga na novela que hoje eu vou aparecer. Quando eu fui gravar essa participação a produção falou assim: Paulo, vai ser uma festa a fantasia, então você vai ter que botar uma máscara”, relembrou.
O Ítalo de Cara e Coragem (2022), lhe trouxe uma virada na carreira que transformou sua trajetória aos 40 anos. Mas, foi com o personagem Jonathas que ele ganhou notoriedade nacional no horário nobre, em uma dramaturgia de sucesso.
“Tem um calor do público que é muito legal para gente e em Feira de Santana a galera não acredita que eu tenho minha família, minha raiz na cidade, então passando pelas ruas, a gente indo à academia, passando por qualquer lugar, na farmácia mesmo, esses dias, a menina deixou o remédio cair e ficou me olhando meio incrédula. A gente brinca, mas é um carinho, um reconhecimento muito legal de se ver”, revelou.
Para Paulo, o personagem Jonathas foi a realização de seu sonho que ele já vive há mais de 15 anos. O personagem foi uma representação de sua determinação. Além do entretenimento, a novela trouxe conscientização através do papel de Jonathas, mostrando que ao longo da vida as pessoas podem se tornar paraplégicas e mesmo assim, viverem plenamente.
Em um bate-papo super descontraído teve até a volta do personagem. Chamado carinhosamente de Paulinho pela família, Lessa estava acompanhado de sua prima, a jornalista Lorena Souza, que lhe ajuda com a assessoria na região.
Paulo ainda contou que não está rico como geralmente as pessoas pensam de um ator global, mas que tem crescido profissionalmente e aproveitado as oportunidades que estão chegando. ‘Tem que fazer muita novela ainda’, brincou.
Ele ainda revelou como se dedicou para atuar ao lado de grandes atores como Tony Ramos e Glória Pires e o quanto se desdobrou para trabalhar e também aproveitar os primeiros anos de sua filha Jady, de dois anos e meio.
Para acompanhar mais sobre o bate-papo de Paulo Lessa com o Acorda Cidade, no player abaixo:
O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram