Neste sábado (5) e domingo (6), acontecerá em Feira de Santana o 14º GP Campeão dos Campeões de Bicicross e a 17ª Edição do Campeonato Norte Nordeste de Bicicross, na Pista Municipal de Bicicross Edmundo Araújo, localizado no bairro bairro Morada das Árvores.
O presidente da Associação Feirense de Bicicross, Laelson Carneiro Rios, disse ao Acorda Cidade que um dos objetivos do evento é trazer mais visibilidade para o município.
“O evento acontecerá no dia 5 de novembro, vai ser o GP Campeão dos Campeões de Bicicross e no dia seguinte, 6 de novembro, teremos a etapa final do Campeonato Norte e Nordeste do Brasil de Bicicross, com o objetivo de fomentar o esporte e trazer visibilidade para o nosso município, mostrando que é um esporte diferenciado, emoção sobre duas rodas, para que o público de Feira de Santana possa contemplar no final de semana um evento de grande porte para toda região.”
Na Bahia, as cidades que têm o bicicross são Paulo Afonso, Itaberaba, Pojuca, Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.
“Estamos aguardando aproximadamente 250 atletas oriundos de vários estados do Brasil. Contando com os familiares e com o público que sempre prestigia o evento, eu acredito que em torno de umas mil pessoas passarão por aqui nesse final de semanal. Teremos a participação de atletas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Roraima e vários estados do Brasil”, contou.
De acordo com Laelson, as categorias dividem-se por faixa etária, variando de 5 anos até 65 anos.
“A premiação para ambos os eventos serão troféus e medalhas até o oitavo colocado. E nas principais categorias que são consideradas a Fórmula 1 do Bicicross, que é a Pró Cruiser e Elite Man, terão uma premiação também em dinheiro”, informou.
Segundo o presidente da Associação, o município de Feira de Santana possui aproximadamente 60 atletas de bicicross.
“Já foi muito maior o número, mas por falta de investimentos, esse número vem caindo ano a ano, mas é importante lembrar que Feira de Santana sempre foi um celeiro de grandes atletas. Aqui nesta cidade temos vários campeões brasileiros, latino-americano, pan-americano e sul-americano”, destacou.
Ainda de acordo com Laelson, a largada da competição de bicicross acontece de forma eletrônica.
“Nós temos um sistema de largada eletrônica chamado Power Gate, alinha-se 8 atletas no start de largada e vai passando por fases eliminatórias para chegar no final os oito atletas classificados. E na última largada qualificamos os campeões,” explicou.
Laelson Rios contou ao Acorda Cidade que os obstáculos em torno do esporte começam com os próprios equipamentos esportivos.
“Os principais obstáculos começam nos equipamentos esportivos, já que o bicicross não é um esporte barato. É um esporte com um custo médio a alto. O segundo obstáculo é a parte da preparação, a parte técnica. Nem todos os atletas têm em suas cidades uma pista de treinamento boa, com nível técnico elevado para esse atleta se desenvolver profissionalmente, e a partir daí vem outras dificuldades que é o transporte para viajar, investimento com inscrição, hotel, alimentação, enfim, é um custo geral”, pontuou.
A pista de bicicross de Feira de Santana é considerada a melhor do Norte e Nordeste, segundo Laelson.
“Apesar de poucos investimentos, a gente vem tentando carregar com forças, unhas e dentes esse espaço para que a gente consiga manter a imagem viva do bicicross na nossa cidade de Feira de Santana, já que demos início aqui no ano de 1979 e estamos até hoje mantendo a cultura do esporte em Feira de Santana,” destacou.
Programação
A competição vai acontecer no sábado dia 5 e no domingo 6.
“No sábado, às 18h, daremos início a competição e finalizamos em torno das 20h. No domingo começaremos às 10h e terminaremos em torno das 14h,” disse o presidente.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram