Semana do Idoso

Semana do Idoso é marcada por exposição em Feira de Santana

A exposição contou com banners informativos sobre os direitos dos idosos e temas referentes ao envelhecimento da população.

Gabriel Gonçalves

Teve início na manhã de quinta-feira (1°), na galeria Arnold Silva Plaza, em Feira de Santana, a exposição em homenagem a Semana do Idoso, que é comemorada em todo o Brasil. A exposição contou com banners informativos sobre os direitos dos idosos e temas referentes ao envelhecimento da população.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Fátima Casaes, o objetivo da exposição é mostrar para a sociedade que o município em um Conselho ativo e que vive trabalhando em função dos idosos.

"Graças a Deus, a cidade tem bastante instituições de longa permanência que acolhem os idosos. Vinculado ao Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, temos quatro entidades que recebem todos esses idosos, como o Dispensário Santana, Afas, Lar do Irmão Velho e Projeto Nosso Lar, essas entidades são registradas no Conselhos os outros locais são Centros de Convivências, Associações, e muitas destas instituições nos deram o material para produzir todos estes banners, e quando finalizar a exposição, iremos presentear cada entidade", afirmou a presidente.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Fátima Casaes, durante esse período de pandemia, a situação do idoso ficou delicada com as novas regras do distanciamento e isolamento social.

"Víamos muitos idosos que eram ativos, participavam de eventos, saía para os lugares e agora estão completamente isolados dentro de casa. Pedimos que as famílias que cuidem dos idosos, que tenham mais paciência, tenham mais amor com estes idosos que estão dentro de casa, Feira de Santana é uma cidade na qual temos muitos problemas envolvendo os idosos, a utilização indevida de cartões de crédito, o dinheiro da aposentadoria e os idosos estão sofrendo cada dia mais com a violência física e psicológica", afirmou a presidente do conselho em entrevista ao Acorda Cidade.

Durante o período de pandemia, a assistência social das unidades de saúde aumentaram o suporte para o atendimento aos idosos. De acordo com a enfermeira de referência técnica em assistência ao idoso, Isabela Machado, o município tem ofertado um atendimento e um cuidado mais específico para quem procura estes serviços.

Foto: Ney Sliva/Acorda Cidade

"Há mais de um ano, estamos tentando implementar nas unidades, a linha de cuidado para atenção integral a saúde da pessoa idosa na perspectiva de um atendimento multiprofissional para essas pessoas que requerem realmente uma atenção mais direcionada e específica. Nesse momento de pandemia a gente tem dado uma atenção maior para estes idosos que moram em instituições de longa permanência e desde o início da pandemia, temos criado um fluxo diferenciado para que todos os idosos e funcionários das equipes de Feira de Santana. No sentido de que a gente tenha um retorno mais rápido no caso de cada idoso que apresente sintomas da covid-19, estamos criando orientações técnicas para os coordenadores dessas instituições como também para os profissionais", afirmou Isabela Machado.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade