Acorda Cidade
Familiares ou responsáveis por pessoas que apresentam sinais de falecimento em sua própria residência podem contar com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 18 horas. Quatro médicos e uma assistente social integram a equipe do SVO, coordenada pelo setor de Divisão Médica.
Conforme o coordenador do SVO, Fábio Beillo, a prestação do serviço, antes de responsabilidade das funerárias, conta com o auxílio das policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USF). “Caso o cidadão com suspeita de morte seja acompanhado pelas equipes das USFs, recomenda-se que os familiares procurem a equipe da unidade acompanhante para fazer a constatação do óbito", explica.
Ele acrescenta que "as policlínicas devem ser acionadas quando não há USF no bairro em que reside o paciente, ou quando o falecimento ocorreu no fim de semana, período em que as USF não funcionam”.
Ainda de acordo com Fábio Beillo, as policlínicas são responsáveis por acionar a equipe plantonista do SVO, mediante o comparecimento na unidade de um familiar ou responsável da pessoa com suspeita de falecimento e apresentação da documentação.
“A policlínica aciona a equipe que se dirige até a residência do paciente. Constatado o falecimento, o médico emite a Declaração de Óbito. Com o documento em mãos, o familiar ou responsável é encaminhado para um cartório onde serão emitidos o Atestado de Óbito e a Guia de Sepultamento”, esclarece.
Segundo o coordenador do SVO, o serviço é solicitado de três a quatro vezes por dia. Para maiores informações, os cidadãos podem entrar contato com a Divisão Médica através do telefone 3622-7638. As informações são da Secom.