O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu, na tarde desta quinta-feira (19), o reforço com mais cinco novas ambulâncias. Os veículos foram entregues por uma representante do Ministério da Saúde ao prefeito Colbert Martins. A cerimônia de entrega aconteceu na sede da prefeitura.
10 ambulâncias faziam parte da frota do Samu em Feira. De acordo com o prefeito Colbert Martins, os veículos mais antigos teriam que ser devolvidos, porém ele irá pedir ao Ministério da Saúde que permaneçam para que possam ser requalificados.
“O Samu nos traz agora mais cinco novas ambulâncias, através de uma representante do Ministério da Saúde, Ana Moraes, que está aqui conosco. Desde o ano passado que nós fizemos esse pedido. Em dezembro eu assinei essa autorização e ela chegou, e agora estão aqui cinco novas ambulâncias. Estou pedindo ao Ministério que os veículos antigos permaneçam para que a gente possa reequipar essas ambulâncias, manter funcionando e possamos utilizá-las como unidades básicas. Já falei com a representante do Ministério, e quero dizer que agradeci aos homens e mulheres que dirigem esses equipamentos e que salvam vidas”, destacou.
Conforme o prefeito, a estimativa é que, para cada 100 mil habitantes, tenha uma ambulância do Samu disponível, ele espera aumentar ainda mais a frota.
“O IBGE não concluiu ainda o censo, quando completar, a previsão é que a gente chegue a 650 mil habitantes, e eu vou pedir para que possam ampliar para completar o que está previsto no Sistema Único de Saúde, que é um equipamento para cada 100 mil habitantes”, disse.
Sobre o incêndio na base do Samu, o prefeito informou que o Corpo de Bombeiros ficou de fazer uma verificação e aparentemente foi uma causa elétrica.
“Possivelmente foi a partir de uma geladeira que estava instalada no alojamento feminino. Estive lá pessoalmente, e ninguém sofreu nada porque as pessoas saíram rapidamente, mas eu fiquei boa parte do dia por lá. A minha ideia é fazer um prédio novo ali, que o imóvel é bem antigo, e a ideia é fazer uma coisa maior e melhor. Tem unidades básicas e de suporte avançado também. São equipamentos que vieram permanentemente de acordo com o planejamento, e essas ambulâncias vão ser tanto para o atendimento básico quanto nas unidades de maior especialidade. Essas unidades vão atender tanto a zona urbana quanto rural”, explicou.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos destacou que as ambulâncias, além de serem novas, estão melhor equipadas com equipamentos mais modernos.
“Tem a parte das macas, da cadeira de rodas, que já vem com outra tecnologia e o próprio desfibrilador. A coordenadora do Samu, Maisa Macedo, já providenciou todo o emplacamento, então elas saindo daqui vão para o pátio do Samu aguardar a parte do emplacamento e já vão para a rua”, pontuou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Curto-circuito pode ter sido a causa de incêndio em alojamento do Samu, diz coordenadora
Incêndio atinge base do Samu de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram