Uma fake news anunciando um mutirão de planejamento familiar se espalhou pelas redes sociais, levando centenas de mulheres ao pátio do Ambulatório de Especialidades do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, no dia 29 de julho.
Na ocasião, a equipe administrativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, sensibilizada com a sensação de frustração daquelas mulheres por terem acreditado numa informação improcedente, realizou o cadastramento delas para receberem atendimento. Para isso, o grupo de 100 mulheres que permaneceram no local, foram divididas em dois sábados. Em cada sábado 50 mulheres tiveram seus agendamentos confirmados.
A última etapa do atendimento foi realizada no sábado, 26 de agosto, com início às 7h, no Ambulatório de Especialidades do HIPS.
O mutirão foi realizado para atender uma demanda de 100 mulheres que estiveram na fila do atendimento após acreditarem numa fake news falando que o Hospital da Mulher estaria fazendo um mutirão de planejamento familiar, de consulta, então relacionamos todas aquelas mulheres que estavam no dia e marcados dois sábados para atender cada sábado 50 mulheres.
Ouvida pelo Acorda Cidade no dia do mutirão, a presidente da Fundação Hospitalar, que administra o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, destacou que a demanda para o atendimento de planejamento familiar é muito grande e é necessário abrir mais vagas.
“A Fundação Hospitalar tem um atendimento de quase 150 pacientes todos os meses para o atendimento do planejamento familiar, onde médicos avaliam o tipo de método contraceptivo que elas podem usar, como o DIU de cobre, o mirena e o implanon que é o mais procurado. E vamos abrir o planejamento familiar no Centro de Prevenção ao Câncer para atender a demanda. A gente já faz a implantação do DIU de cobre lá, o que o SUS oferece, mas o ambulatório do Hospital da Mulher é pioneiro na colocação do DIU, Mirena e Implanon, que o Sus não cobre, mas a gente de forma gratuita fizemos um protocolo para as pacientes que atendem aos requisitos e a gente coloca por saber a importância que é para elas”, informou.
Gilberte explica que o médico avalia na triagem qual o melhor contraceptivo para cada paciente, inclusive a laqueadura.
“Existem também casos do planejamento familiar que a gente faz a avaliação e já encaminha a paciente direto para fazer a laqueadura no próprio Hospital da Mulher, com agendamento na eletiva. A gente vem atendendo uma demanda grande, é um ambulatório muito procurado e existe a necessidade de ampliação”, informou.
Segundo a presidente, haverá outros mutirões para atender as pacientes de Feira de Santana, porém estes mutirões serão divulgados nos canais oficiais e na imprensa.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram