Feira de Santana

Mulheres que caíram na Fake News do mutirão recebem atendimento no Hospital da Mulher

A última etapa do atendimento foi realizada no sábado, 26 de agosto, com início às 7h, no Ambulatório de Especialidades do HIPS.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Uma fake news anunciando um mutirão de planejamento familiar se espalhou pelas redes sociais, levando centenas de mulheres ao pátio do Ambulatório de Especialidades do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, no dia 29 de julho.

Na ocasião, a equipe administrativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, sensibilizada com a sensação de frustração daquelas mulheres por terem acreditado numa informação improcedente, realizou o cadastramento delas para receberem atendimento. Para isso, o grupo de 100 mulheres que permaneceram no local, foram divididas em dois sábados. Em cada sábado 50 mulheres tiveram seus agendamentos confirmados.

A última etapa do atendimento foi realizada no sábado, 26 de agosto, com início às 7h, no Ambulatório de Especialidades do HIPS.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O mutirão foi realizado para atender uma demanda de 100 mulheres que estiveram na fila do atendimento após acreditarem numa fake news falando que o Hospital da Mulher estaria fazendo um mutirão de planejamento familiar, de consulta, então relacionamos todas aquelas mulheres que estavam no dia e marcados dois sábados para atender cada sábado 50 mulheres.

Ouvida pelo Acorda Cidade no dia do mutirão, a presidente da Fundação Hospitalar, que administra o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, destacou que a demanda para o atendimento de planejamento familiar é muito grande e é necessário abrir mais vagas.

“A Fundação Hospitalar tem um atendimento de quase 150 pacientes todos os meses para o atendimento do planejamento familiar, onde médicos avaliam o tipo de método contraceptivo que elas podem usar, como o DIU de cobre, o mirena e o implanon que é o mais procurado. E vamos abrir o planejamento familiar no Centro de Prevenção ao Câncer para atender a demanda. A gente já faz a implantação do DIU de cobre lá, o que o SUS oferece, mas o ambulatório do Hospital da Mulher é pioneiro na colocação do DIU, Mirena e Implanon, que o Sus não cobre, mas a gente de forma gratuita fizemos um protocolo para as pacientes que atendem aos requisitos e a gente coloca por saber a importância que é para elas”, informou.

Gilbert Lucas
Foto: Arquivo/Ney Silva/Acorda Cidade

Gilberte explica que o médico avalia na triagem qual o melhor contraceptivo para cada paciente, inclusive a laqueadura.

“Existem também casos do planejamento familiar que a gente faz a avaliação e já encaminha a paciente direto para fazer a laqueadura no próprio Hospital da Mulher, com agendamento na eletiva. A gente vem atendendo uma demanda grande, é um ambulatório muito procurado e existe a necessidade de ampliação”, informou.

Segundo a presidente, haverá outros mutirões para atender as pacientes de Feira de Santana, porém estes mutirões serão divulgados nos canais oficiais e na imprensa.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários