Agosto Dourado

Hospital da Mulher promove ações de conscientização para o aleitamento materno

Outras atividades serão desenvolvidas durante todo o mês do Agosto Dourado.

Hospital da Mulher
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (1º), se dá início ao mês de agosto, também considerado como Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno no Brasil que foi instituído pela Lei nº 13.435/2017, que determina que no decorrer do mês de agosto, sejam intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, também conhecido como Hospital da Mulher de Feira de Santana, a programação já começou nesta manhã.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da unidade hospitalar. Segundo ela, as atividades serão desenvolvidas durante todo o mês.

Hospital da Mulher
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós fizemos uma programação extensa, vamos ter atividade no mês inteiro de agosto, já que é o mês considerado como Agosto Dourado, porque o leite materno é um alimento de ouro, um alimento próprio para todos os bebês, principalmente para aqueles prematuros. Hoje nós vamos entregar aqui um enxoval para o primeiro bebê que nascer neste dia 1º de agosto, e o segundo bebê irá ganhar um kit de higiene. No próximo dia 8 de agosto vamos ter um seminário sobre o aleitamento materno. Neste ano estamos com o tema: ‘Apoie a amamentação, faça a diferença para mães e pais que trabalham’, então vamos ter palestras, depoimentos de mães que voltaram a trabalhar e continuam amamentando seus filhos”, informou.

De acordo com Nadja, os meses de junho e julho surpreenderam toda equipe com o nível de estoque do leite materno.

Hospital da Mulher
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós estamos distribuindo mais do que estamos coletando. Estamos com um estoque que nos surpreendeu, porque geralmente nos meses de junho e julho, o nível é mais baixo, porém neste ano, o nível foi alto e hoje nós estamos com 285 litros de leite materno. É um nível bom porque dessa forma a gente consegue trabalhar com tranquilidade. Nós estamos com uma mãe doadora e ela consegue fazer a doação de 6 litros por semana, ela tem uma produção de leite muito boa, ela consegue amamentar o seu bebê e ainda faz a doação, nós fazemos a coleta na casa dela duas vezes por semana. Somente aqui das mães que estão internadas, nós conseguimos coletar 21 litros e 250ml, já as doações externas, foram coletadas 144 litros e 400ml”, explicou.

Parceria com o Corpo de Bombeiros

Como forma de facilitar a coleta dos leites doados, o Hospital da Mulher tem a parceria com o Corpo de Bombeiros, onde uma equipe visita a mãe doadora na residência, passa todas as orientações e recolhe o material.

“Nós temos duas bombeiras treinadas para realizar este trabalho, então a mãe que tenha interesse em fazer a doação do leite materno, pode entrar em contato com a gente através do (75) 3602-7156, esta bombeira vai até a residência, passa todas as informações, o kit que é utilizado, como touca, frasco de vidro com tampa de plástico, máscara, e esta mãe faz um cadastro e já se torna uma doadora. Uma vez na semana, o carro da rota passa nesta casa, recolhe o material e traz para o nosso Banco de Leite”, enfatizou.

Aleitamento até os 6 meses de vida

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano, é necessário que as mães possam amamentar os bebês até os primeiros seis meses de vida.

“O ideal é que sejam amamentados exclusivamente até os seis meses de vida. Infelizmente a gente ainda não alcançou um índice ideal, que o Ministério da Saúde preconiza, que 70% das mulheres possam amamentar seus filhos até este período. Estamos aí com um índice de apenas 46%, então precisamos incentivar cada vez meais e promovendo exatamente o aleitamento materno exclusivo, porque ele prepara o intestino da criança para a alimentação futura, e só depois que esta mãe pode começar a introduzir outros alimentos”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram