Saúde

Cães e gatos podem comer chocolate? Veterinário faz alerta para intoxicação

Em alguns casos, o consumo de chocolate em animais pode até levar à morte.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Com a proximidade do Domingo de Páscoa, celebrado neste domingo (31), é comum a degustação daquele tradicional ovo de chocolate, ou, no popular, o ovo de Páscoa. Porém, o produto, por mais que saboroso, é tóxico para ser ofertado aos animais.

Em alguns casos, o consumo de chocolate em animais pode até levar à morte. O Acorda Cidade conversou com o médico veterinário Antônio Magalhães, que destacou algumas recomendações para garantir o bem estar do pet, além dos riscos do consumo da guloseima.

Antônio Magalhães
Foto: Arquivo Pessoal

“Nesta época de Páscoa, é muito comum as pessoas consumirem ovos e outros tipos de chocolates. E, hoje em dia, como os pets fazem parte da família, muitas pessoas acham que dando chocolate ao animalzinho, vai agradar eles. O chocolate é um alimento tóxico ao animal, se você der chocolate, você está envenenando o seu animal. Não pode ser consumido em hipótese nenhuma por cachorros ou gatos”, disse.

Na Páscoa, o aumento de cães e gatos contaminados com chocolate também é significativo. Em casos de ingestão por acidente, o recomendado, segundo Antônio Magalhães, é levar o pet imediatamente a uma clínica veterinária.

Ele também enfatizou quais são os principais sintomas apresentados pelos cães, em caso de intoxicação.

“Se por acaso, por algum acidente o animal acabar conseguir chocolate, ele terá vômito, ficará tonto, ter diarréia. O recomendado é que se procure imediatamente uma clínica veterinária porque não existe antídoto, a gente chama de tratamento sintomático. Se não cuidar e o cuidado não for rápido, pode perder seu animal. Ao chegar em uma clínica, deve ser informado que o animal consumiu chocolate”.

Antônio Magalhães
Foto: Arquivo Pessoal

Para evitar que cães e gatos realizem a ingestão do alimento, o recomendado é guardar fora do alcance dos pets. O médico veterinário ainda finalizou fazendo o alerta, de forma descontraída a todos os tutores.

“Mesmo que se queira dar com as melhores intenções, não é recomendado dar chocolate ao animal. Eu até brinco com os tutores, que ao invés de dar um chocolate ao pet, pode dar aqui para o médico veterinário que ele vai ficar muito feliz”, finalizou.

Com informações da jornalista Iasmin Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram