Economia

Saiba o que esperar da Semana do Consumidor de 2022

Descontos vão até dia 20 de março em várias lojas.

Acorda Cidade

Hoje, 15 de março, é o Dia do Consumidor e, para celebrar a data, o comércio realiza promoções durante uma semana. Este ano, o popular período ocorrerá entre os dias 14 e 20 de março, ou seja, de segunda-feira a sábado.

Empresas de diversos segmentos participam da ação com descontos e promoções semelhantes às da Black Friday. Por isso, essa pode ser uma oportunidade para os consumidores comprarem algo que precisam mais barato. Confira a seguir a próxima grande data do comércio!

Promoções em diferentes produtos

A Semana do Consumidor já é uma data consolidada no mercado e mais uma oportunidade para que as empresas se aproximem do público. Por conta disso, é possível esperar que haja descontos em produtos de diversas categorias, como vestuário, brinquedos, artigos para casa e até alimentação.

Grande parte das redes divulgaram previamente as promoções que os consumidores irão encontrar. Como é possível ver nas mais recentes comunicações do Supermercado Dia, o mercado abaixou o preço em mais de 2.000 produtos. Entre eles estão o creme de leite que está custando R$ 2,17 e o papel higiênico de folha dupla que sai por R$ 15,99.

Por sua vez, as Casas Bahias anunciaram que estão dando cashback de até 50% em determinados produtos. Na rede de eletrodomésticos, as promoções começaram no dia 7 de março e vão terminar em 21 de março.

Outras empresas que anunciaram que terão grandes descontos são Amazon, Magalu e Mercado Livre. Vale notar que essas três e as Casas Bahias vendem produtos de todos os tipos, pois possuem parcerias com outras lojas.

Comparação de preços

Devido ao grande volume de promoções nos próximos dias, é normal que o consumidor reflita sobre o que de fato vale a pena e onde está mais barato. Para realizar a melhor compra, o ideal é usar ferramentas como Buscapé, Zoom e o Comparador TecMundo.

Esses sistemas são gratuitos e permitem identificar o preço médio das lojas. Assim, os clientes poderão avaliar e comparar para que possam economizar nas compras.

Aumento de golpes
Assim como as lojas físicas, as virtuais esperam vender bastante durante a Semana do Consumidor. Até porque, há cada vez mais pessoas conectadas e de olho nos descontos para quem compra nos sites.

A questão é que os golpistas também estão atentos a esse novo comportamento de compras on-line, se infiltrando até em plataformas confiáveis como o WhatsApp. Então, além de comparar os preços, é necessário que o público tome cuidado com algo fundamental: a segurança digital.

Estes são alguns pontos a considerar na hora de comprar pela internet:

● –Não clicar em links recebidos por e-mails ou WhatsApp. Para confirmar descontos, entre diretamente no site ou rede social da empresa;

● -Verificar se o site é de confiança. Para isso, é possível fazer uma busca em plataformas, como Reclame Aqui;

● -Desconfiar de valores muito baixos, especialmente se vierem de mensagens em redes sociais. Os fraudadores conseguem se passar por outras pessoas e, assim, compartilhar links maliciosos para roubar dados;

● -Prestar atenção ao pagamento. Atualmente, existe a possibilidade de pagar pelo WhatsApp, mas isso só deve ser feito para pessoas de confiança. No caso de comércios, é preferível pagar com cartão ou boleto.

Em meio a aumentos de preços generalizados, ter uma semana com descontos pode ser uma forma de aliviar o bolso. Além de buscar algo específico como um celular, notebook ou geladeira, os consumidores podem aproveitar a data para adquirir algo do dia a dia, como alimentos e cosméticos. Como se viu aqui, haverá promoções em todas as categorias, basta pesquisar e comparar os preços

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia