O Twitter suspendeu a conta do adolescente que entrou armado, nesta segunda-feira (26), na Escola Municipal Eurides Sant’Anna, na cidade de Barreiras, e atirou contra os alunos. A estudante Geane da Silva Brito, de 20 anos, cadeirante, morreu no ataque.
O adolescente foi baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste. Horas antes do crime, ele anunciou o crime na rede social. “Irá acontecer daqui 4 horas e eu estou bem de boa. Estou tão calmo, nem parece que irei aparecer em todos os jornais hoje. (…) A bomba com funcking (sic) 51 pregos está feita. A galera vai ter uma sorte gigantesca caso falhe”, publicou (leia mais aqui).
Na página removida, o Twitter afirma que suspende as contas que violam suas regras.
Autores de ataques violentos: Removeremos contas mantidas por autores individuais de ataques terroristas, extremistas violentos ou violentos em massa e também poderemos remover Tweets que disseminam manifestos ou outros conteúdos produzidos por autores.
Violência: não é permitido fazer ameaças de violência contra um indivíduo ou um grupo de pessoas. Também proibimos a glorificação da violência. Saiba mais sobre nossas políticas contra ameaças violentas e glorificação da violência.
Terrorismo/extremismo violento: não é permitido ameaçar nem promover terrorismo ou extremismo violento.
Acesso a armas
O Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil informou na noite desta segunda-feira (26), que as mensagens postadas e grupos que o jovem participava podem auxiliar na motivação do ataque. Além disso, o acesso à arma de fogo pelo adolescente também está sendo investigada.
“Solidarizo-me com a família da estudante e a todo o corpo estudantil nesse momento trágico. Determinei prioridade na elucidação desse caso, até para que evitemos novos episódios”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
Nota da prefeitura de Barreiras
A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, lamentavelmente informa que na manhã desta segunda-feira (26), ocorreu uma tragédia inimaginável no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, que é de gestão compartilhada com a Polícia Militar.
Um indivíduo estranho à comunidade escolar, trajando roupa preta, capuz e óculos escuros, portando uma arma de fogo tipo revólver e duas armas brancas, pulou o muro na unidade escolar dirigindo-se a uma aluna cadeirante efetuando dois disparos contra a estudante, que também foi agredida com golpes de arma branca, vindo a óbito no local. Conforme informações do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), na tentativa de fuga, o autor foi atingido por disparo de arma de fogo que partiu de uma terceira pessoa, ainda não identificada. Ele foi socorrido pelo Samu para cuidados médicos, em uma unidade de saúde.
A Secretaria de Educação com todo seu corpo técnico e a Polícia Militar acompanham o caso promovendo todo apoio e assistência aos estudantes e seus familiares com toda a responsabilidade que a situação requer, diante de tão inesperada tragédia. Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação.
Barreiras (BA), 26 de setembro de 2022.
Leia também:
Atirador de colégio em Barreiras anunciou ataque horas antes nas redes sociais
Barreiras: aluna cadeirante morre após ser baleada em ataque a escola
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram