Feira de Santana

Sobreviventes do acidente que matou três jovens na estrada de Jaíba prestam depoimento

O acusado ainda não passou pela audiência de custódia, e decidiu não se pronunciar sobre o ocorrido.

Delegado Fabrício Linard na sala com o advogado Bender Nascimento e a vítima Caillane
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Os jovens sobreviventes do atropelamento ocorrido na noite do último domingo (31) na BA-503, Estrada de Jaíba, em Feira de Santana, Caillane de Azevedo e Nadson Costa de Jesus, prestaram depoimento na 2ª Delegacia Territorial do Complexo de Delegacias, na tarde desta quarta-feira (3).

No acidente morreram os estudantes Wiliane Azevedo de Jesus, 16 anos, o irmão dela, Ronald Soares dos Santos, de 7 anos, e o namorado da jovem, Rafael dos Santos Gonçalves, de 17.

Caillane, Ronald e Rafal | Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Acorda Cidade, o advogado dos jovens, Bender Nascimento, informou que foram fornecidas imagens de câmeras de segurança que ajudarão na acusação do condutor do veículo que os atropelou. Ele continua preso.

“Nós trouxemos algumas informações que entendemos ser importantes para formalizar o convencimento do Ministério Público. Vamos continuar assistindo a acusação, para tentar demonstrar durante o processo legal que, no mínimo, houve dolo eventual na conduta dele. A gente acredita que ele pode responder por homicídio doloso (…) por isso que viemos em assistência a acusação requerer algumas diligências para que sejam emitidas ordens para que sejam ouvidas algumas pessoas e captadas imagens, que fornecemos durante a oitiva de Nadson e Caillane. Após isso atuaremos na investigação defensiva municiando a Polícia Civil e a promotoria de justiça”, declarou.

O momento do acidente

O delegado Fabrício Linard, que responde pela 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, informou ao Acorda Cidade, que Caillane ficou um pouco mais lesionada, caída no meio da pista, e por ter ficado desnorteada não soube dar muitas informações sobre o que aconteceu.

As lesões de Nadson foram menores, e prontamente se levantou e saiu procurando pelos amigos. Segundo ele, os jovens estavam juntos quando resolveram comprar lanche.

“Caillane e Nadson informaram que estavam com as vítimas fatais, todos na casa da Caillane na tarde de domingo, quando resolveram sair para comprar um lanche. Então foram a uma lanchonete próxima à casa deles, tinha muita gente e o lanche iria demorar. Resolveram ir até a sede de Jaíba onde comeram uma pizza e depois retornaram para casa. Nesse retorno, já se aproximando das 19h, vinham três em uma motocicleta e os sobreviventes em outra motocicleta, quando foram colhidos, atropelados pelos fundos das motocicletas por um veículo que parou um pouco mais adiante.”

Nadson, sobrevivente do acidente, e o advogado Bender Nascimento na delegacia
Nadson, sobrevivente do acidente, e o advogado Bender Nascimento | Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Nadson disse ao delegado q,ue os corpos de Rafael, Ronald e Wiliane estavam próximos, e logo depois ele procurou Caillane, que estava à beira da pista.

“Há um bar próximo ao local e os que estavam lá logo se aproximaram para tentar prestar socorro. O condutor do veículo fugiu. Segundo informações, ele desceu do veículo xingando as pessoas e depois empreendeu fuga. A informação é que os prepostos da Polícia Militar efetuaram a prisão dele um pouco distante do local do acidente”, informou o delegado ao Acorda Cidade.

Ainda segundo o delegado, eles estavam em velocidade normal, compatível com a via, quando foram surpreendidos pelo carro em alta velocidade.

“Já emitimos uma ordem de missão policial para o serviço de investigação da 2ª Delegacia, determinando que a equipe desta unidade investigue por onde frequentou na tarde do domingo o investigado, e o itinerário dele, para criamos uma linha do tempo neste dia, que resultou neste fatal acidente, e saber os elementos que contribuíram para o ocorrido. Já temos as informações da ingestão de álcool pelo investigado, flagranteado, o fato dele não ter habilitação, mas o que aconteceu durante esse dia do domingo é que vai nos levar o que realmente aconteceu. É uma pena que o flagranteado não quis falar nada, que contribuísse com sua defesa, inclusive. Mas, o direito constitucional que o assiste é de ficar calado”.

Audiência de custódia

Fabrício Linard disse que até o momento não houve designação do acusado para a audiência de custódia. “A documentação está toda pronta, foi feito o exame do corpo de delito, e assim que houver uma designação ele será apresentado.”

Luto oficial e manifestação

Foto: Reprodução/Diário Oficial

O Prefeito Colbert Martins Filho decretou luto oficial de um dia por conta da morte dos jovens. Todos eram alunos da rede municipal de ensino. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município na terça-feira (2).

“Considerando a lamentável ocorrência de um trágico acidente de trânsito, no dia 31.07.2022 (domingo), na estrada de Jaíba, distrito, neste Município, envolvendo os jovens Rafael dos Santos Gonçalves (17 anos), Wiliane Azevedo de Jesus (16 anos), ambos estudantes da Escola Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, e também o menor Ronald Soares dos Santos (7 anos), ex-aluno da Escola Municipal Dois de Julho, no mesmo distrito”, diz o decreto Nº 12.677.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No mesmo dia, os familiares e amigos das vítimas estiveram no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, pedindo justiça. Com cartazes mostrando fotos das vítimas, a família pediu que o condutor do veículo seja julgado pelo acidente.

Muito emocionado, Edson Chagas de Carvalho, tio de Wiliane e Ronald, relatou que toda família está destruída sem encontrar nenhum tipo de consolo.

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

Os corpos de Wiliane, Ronald e Rafael foram velados e sepultados juntos na última segunda-feira (1).

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Leia também:

Familiares de jovens atropelados da Estrada de Jaíba fazem protesto no Complexo do bairro Sobradinho

Jovens vítimas de atropelamento na estrada de Jaíba são sepultados

3 pessoas morrem em acidente na Estrada de Jaíba; entre as vítimas uma criança

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários