O mês de setembro de 2023 foi marcado pela violência em Feira de Santana, na Bahia. Diante da situação crítica, as forças policiais também aumentaram suas atuações por meio de operações para que os índices não fossem ainda maiores. Ainda assim, setembro é até o momento, o mês mais violento deste ano, e com relação ao mesmo período em anos anteriores, foi o mais violento dos últimos 10 anos.
Foram 45 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo 43 homicídios e 02 latrocínios (roubo seguido de morte). Além disso, 5 homens morreram em decorrência de intervenção policial (confrontos).
Conforme o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos para o Acorda Cidade, com relação aos CVLIs, morreram 44 homens e uma mulher. Sendo que 42 homens foram mortos a tiros, um estrangulado, um a socos e pontapés. Já a mulher que foi assassinada, foi morta a tiros. Deste total de vítimas, sete eram menores de 18 anos, inclusive, a mulher, que tinha apenas 15 anos de idade (relembre aqui).
Bairros e distritos
Ainda conforme o levantamento, com relação aos locais em que as mortes violentas foram registradas, três bairros e um distrito foram os que mais registraram casos: Asa Branca, Santo Antônio dos Prazeres, Conceição e distrito de Humildes. Cada um registrou três homicídios.
- 64ª CIPM: 01 CVLI
65ª CIPM: 14
66ª CIPM: 24
67ª CIPM: 06
Número de homicídios por mês em 2023:
Janeiro: 33 homicídios
Fevereiro: 30 homicídios
Março: 33 homicídios
Abril: 26 homicídios
Maio: 31 homicídios
Junho: 30 homicídios
Julho: 26 homicídios
Agosto: 30 homicídios
Setembro: 43 homicídios
Levantamento feito pelo repórter Aldo Matos
Leia também: Feira de Santana teve mais de 170 homicídios no 1º semestre; veja os bairros com os maiores índices
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram