Polícia

Polícia Federal e CGU desarticulam esquema de fraude no ramo de locação de veículos

Segundo as investigações, o grupo movimentou, ilegalmente, em um curto período, um valor que supera R$ 51 milhões.

18/06/2024 às 08h18, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Operação Piemonte
Foto: Ascom/ PF

A Polícia Federal, em esforço conjunto com a Controladoria Geral da União na Bahia (CGU), deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Piemonte, que visa combater um grupo criminoso especializado em desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.

No total, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, especializada em Organização Criminosa e Lavagem de Capitais, nas cidades de Juazeiro, Ourolândia, Capim Grosso, Várzea Nova e Filadélfia, além do sequestro de diversos bens, bloqueio de contas e afastamento dos servidores públicos envolvidos.

Operação Piemonte
Foto: Ascom/ PF

O esquema criminoso era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades de Jacobina, Capim Grosso, Filadélfia, Várzea Nova e Ourolândia.

Operação Piemonte
Foto: Ascom/ PF

As investigações revelaram um intrincado esquema de fraude em licitações, principalmente no ramo de locação de veículos, com pagamento de propina a servidores e pessoas politicamente expostas, por meio de um elaborado esquema de lavagem de capitais, compra de veículos de luxo e até mesmo transferências de quantias vultuosas a laranjas e testas de ferro.

Segundo as investigações, o grupo movimentou, ilegalmente, em um curto período, um valor que supera R$ 51 milhões. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos, sonegação de impostos e lavagem de capitais, cujas penas podem chegar a 34 anos de reclusão.

Operação Piemonte
Foto: Ascom/ PF

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil voltou!! Esquemas de corrupção e roubalheira em franca expansão, e sem contraponto, pois agora a Lava Jato será às avessas, quem será indiciado é quem investigar ou denunciar !! Esses ai são arrais miúdas… aprendizes de feiticeiro! O “amor” venceu!! E a conta já está chegando …. kkkkkk

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade