Feira de Santana

Esquadrão de Polícia Montada atende cerca de 40 famílias com necessidades especiais

Crianças e adolescentes com necessidades especiais são atendidos pelo Esquadrão em Feira de Santana.

Cavalaria da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Esquadrão de Polícia Montada localizado na Fazenda Coronel Antídio, na rua Real, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, é certificado como Unidade Modelo de Excelência na Gestão, e desde sua criação, em 2014, busca aperfeiçoar a gestão administrativa e operacional, destacando-se em projetos sociais e instrucionais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Major PM Fabiano Viana informou que a Unidade Operacional Especializada possui oito anos e conta com cerca de 34 animais e 83 policiais militares que realizam a missão de executar o Policiamento Ostensivo Montado em Feira de Santana e Região Metropolitana.

Cavalaria da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O objetivo da nossa atividade é o Policiamento Ostensivo Montado em apoio às unidades do Comando de Policiamento da Região Leste, porque executamos um Policiamento Especilizado. Nós fazemos parte do Comando de Policiamento Especializado que fica sediado em Salvador, mas temos unidades em todo o estado da Bahia”, explicou.

A Fazenda Coronel Antídio foi adquirida pela Polícia Militar na década de 80.

“A fazenda pertence à Polícia Militar. Ela tem cerca de 70 tarefas. É uma fazenda muito grande nós temos muitas áreas disponíveis para a construção; temos vários projetos de construção como pista de equitação, sala de aulas etc. Nós temos um trabalho social aqui que eu aprecio como sendo o trabalho de maior relevância que a Polícia Militar faz, porque mexe com a qualidade de vida de crianças e adolescentes”, destacou.

Cavalaria da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Trabalho Social

O Major Fabiano relatou que deseja que os projetos possam se expandir e contou ao Acorda Cidade que cerca de 40 famílias são atendidas na Fazenda.

“Funcionamos às segundas e quarta-feiras atendendo crianças e adolescentes com necessidades especiais.”, indicou.

Treinamento da Tropa

Em uma Unidade Especializada o treinamento é contínuo.

“É isso que diferencia uma companhia Independente de Polícia Militar para uma Unidade Especializada que tem que ter um treinamento contínuo. Infelizmente, a Companhia Orgânica não tem condições de estar sempre em treinamento, devido a dinâmica da Polícia Militar. Mas a tropa especializada, por ser uma tropa de apoio, precisa desse treinamento. Temos aqui uma instrução diária, semanal, com todos os integrantes da unidade”, observou.

Cavalaria da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na unidade existem várias funções típicas de uma Cavalaria. “Temos o ferrador, o cuidador dos animais, o tratador, o domador e o veterinário, o principal responsável por toda saúde e bem-estar animal”, elencou.

Policiamento com animais

Para os que pensam que trabalhar na Cavalaria é só tranquilidade estão enganados, segundo o Major Fabiano, o policiamento com o animal é muito trabalhoso.

“O policial tem que chegar mais cedo do que os outros policias, porque ele vai limpar o animal dele, prepará-lo para o policiamento, vai embarcá-lo no caminhão e se deslocar até o local para aí sim executar o policiamento. No retorno é a mesma coisa: tem que desembarcar, limpar o animal, oferecer alimentação e água ao animal para depois soltá-lo no picadeiro”, descreveu.

Nem sempre os recursos são suficientes para as necessidades, relatou o militar. “É difícil, porque nós temos um recurso que o Estado nos repassa, mas não é o suficiente, sempre é muito limitado e as necessidades sempre são maiores do que os recursos. Mas isso não é uma questão só da Cavalaria, mas de todos os Estados brasileiros. Também contamos com projetos, parcerias com o Ministério Público… O picadeiro e o auditório, por exemplo, foram construídos com verbas e parcerias do Ministério Público do Trabalho. A ferradoria e a casa de ração foram construídas com parcerias com outros órgão públicos e parcerias privadas também”, pontuou.

Quem pode servir à Cavalaria?

Cavalaria da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para um militar fazer parte do Esquadrão da Cavalaria existem algumas regras.

“Existe uma Portaria do Comando de Policiamento Especializado que traz inúmeras regras para um policial servir na cavalaria, dentre elas estão: não responder a nenhum tipo de processo; ter um comportamento de ótimo para cima e ter plano de saúde, não permitimos ninguém em Unidade Especializada sem um plano de saúde”, expôs.

A Cavalaria de Feira de Santana é muito requisitada, pois possui uma gestão com foco na instrução.

“Hoje a Cavalaria vive uma outra gestão com foco na instrução, nos cursos. Trouxemos pela primeira vez no interior do Estado o curso de Socorrismo Equino que aconteceu em junho e foi concluído com êxito, com pessoas de outros Estados, tinha um pessoal de Sergipe aqui… foi o primeiro curso dessa natureza no interior do Estado e hoje estamos com o curso de Tropa Montada, que capacita os policias para a execução do Policiamento Montado. Temos também dois policiais de Roraima, gente de Itabuna, Curaçá, Salvador, além dos policiais da própria Feira de Santana e da própria unidade que fazem cursos com a gente”, concluiu.

Quem deseja saber mais informações a respeito dos trabalhos sociais ou cursos realizados na Fazenda Coronel Antídio pelo Esquadrão de Polícia Montada pode entrar em contato através do número: 75 3204-7629.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram