Na madrugada de terça-feira (3), policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), que tem como titular o delegado Gustavo Coutinho, desarticulou a quadrilha que roubou uma carga de produtos das marcas Sadia e Perdigão, em Feira de Santana. Três homens já foram presos.
Falsa registro de ocorrência de roubo
Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado informou a operação que iniciou no dia 30 de dezembro com a prisão de um motorista que tentava aplicar um golpe na delegacia com um falso registro de ocorrência.
“Eles se apropriaram da carga repassaram para o receptador aqui em Feira de Santana e veio à delegacia dizendo que foi vítima de roubo, a fim de se apropriar da carga. Nós acabamos descobrindo e através de um segundo motorista conseguimos chegar até a qualificação desse receptador em Feira de Santana. Localizamos metade da carga em um atacado que fica na Avenida Fróes da Mota, no Anel de Contorno, e conseguimos recuperar cerca de 5 a 6 toneladas de produtos da Sadia e da Perdigão. E também localizamos uma residência de um indivíduo que fez a distribuição aqui em Feira de Santana, localizada no bairro Mangabeira. Solicitamos ao juiz um mandado de busca e apreensão e conseguimos apreender o restante da carga nessa residência”, relatou o titular da Decarga.
Cargas roubadas e sua relação com a merenda escolar
Conforme revelou o delegado Gustavo Coutinho, nessa residência também foi encontrado uma CPU e um HD externo que servirão para aprofundar as investigações referente ao roubo de cargas na Bahia feito por essa quadrilha.
“O motorista, o ajudante e um comerciante do atacado foram presos. O proprietário da residência, que distribuía a carga, conseguiu fugir, mas temos a qualificação dele. Ele é conhecido como ‘Júnior Careca’ e segundo informações ele fornece merenda escolar para alguns municípios. Ele venceu algumas licitações e fornece merenda escolar. Nós acreditamos que ele está envolvido com o roubo de cargas, adquire esses produtos de uma forma bem mais barata e com isso ele consegue facilmente ganhar as licitações nos municípios, além de fornecer merenda escolar possivelmente estragada e não armazenada em local apropriado, porque na residência vimos muitos produtos estragados, deteriorados. E os produtos que eram para estar guardados em locais refrigerados estavam no meio da sala, no calor. Então nós temos que nos aprofundar mais para descobrir outros receptadores aqui em Feira de Santana, bem como a participação de ladrões de cargas”, observou o delegado.
Chefe de quadrilha lidera dentro de presídio na capital do estado
Gustavo Coutinho contou ao Acorda Cidade, que um preso do presídio de Salvador estava comandando essa quadrilha na cidade feirense.
“Três indivíduos foram presos. O Júnior ficou de se apresentar com o advogado, nós vamos interrogá-lo. E nós vamos tentar identificar esse indivíduo que está preso em Salvador comandando através de um número de celular. Nós temos as medidas cautelares e estamos aguardando a Justiça determinar”, concluiu.
Leia mais: Decarga avalia aumento no índice de roubo de cargas em comparação aos anos de 2021 e 2022 em Feira.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram