O 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM/Feira de Santana) tem um novo comandante. O major Luciano dos Santos Alves, nomeado para o cargo na última quinta-feira (14), assumiu o comando durante evento na manhã de sexta-feira (22). O coronel Adriano Bertulino, que estava à frente do 2º GBM desde março de 2021, passa a comandar o 16º GBM, em Santo Antônio de Jesus.
Com um currículo especializado na área de salvamento e diversos cursos técnicos no segmento, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, comandava o 13º Grupamento em Salvador. Ao Acorda Cidade, ele disse que dará continuidade ao trabalho realizado pelo coronel Adriano.
“Tive uma boa parte da minha carreira especializada nas atividades de salvamento aquático e de mergulho, com especializações em incêndio e salvamento veicular, e traremos esses conhecimentos para a tropa de Feira de Santana para que dessa forma, tenhamos o melhor serviço para a sociedade. Encontro um trabalho em bom andamento e com a obrigação de dar continuidade ou melhorar o que estava sendo feito pelo gestor anterior”, declarou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Adriano recordou que ele é foi o oitavo comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana. Entre os trabalhos de maior complexidade, o mesmo destacou o apoio dado em outras cidades afetadas por desastres naturais, por conta das chuvas.
“Houve uma mobilização muito grande. O 2º GBM participou tanto no oeste do estado, quanto no sul, no baixo sul, Disponibilizamos nossos equipamentos, viaturas, e efetivo, e o estado como um todo se mobilizou. Coloco isso enquanto complexidade, mas a unidade como um todo está aqui funcionando 24 horas com suas equipes de plantão, para realizar os atendimentos das ocorrências e assim seguimos. O 2º GBM está na maior cidade depois da capital e a maior do interior da Bahia que é Feira de Santana, além de ter outros 41 municípios, são 42 municípios cobertos pela unidade. Sigo agora para comandar o 16º GBM que fica em Santo Antônio de Jesus, com o sentimento de missão cumprida“, disse.
Outros trabalhos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, além de combater incêndio, são o trabalho preventivo e de salvamento, como bem explica o tenente-coronel.
“A própria constituição federal estabelece no artigo 44, quando ele lista os órgãos que compõe a segurança pública, e dentre eles o Corpo de Bombeiros, estabelece suas competências, então, a competência do Corpo de Bombeiros está estabelecida assim: prevenção, combate ao incêndio, busca e salvamento e ações de defesa civil. Tudo começa na prevenção. Nós temos uma equipe na sessão de atividades técnicas, que tem feito um trabalho muito forte nesse sentido, palestras, e nós desenvolvemos um trabalho feito no banco de leite humano. As pessoas perguntam por que tem bombeiras trabalhando no banco de leite humano. O leite humano tem a ver com a vida, então há um processo de orientação para as mães quanto a ordenha, doação e recepção do leite. Além disso, quando elas fazem essas visitas nessas residências, elas verificam como está a situação do botijão de gás, da mangueira, olham se está ressecada, se está fora do prazo, realiza orientações diversas sobre acidentes domésticos, entre outros. Então o primeiro trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros, não digo o mais importante, é a prevenção, para que a ocorrência não aconteça, mas caso aconteça, estamos aqui em condições de atender”, explicou.
O evento de passagem de comando contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Adson Marchesini, além de outras autoridades.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade