Feira de Santana

Herói feirense conta como interveio em ataque contra as crianças na Irlanda

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, recebeu o feirense e mais três homens que em um ato de bravura impediram uma tragédia ainda maior.

Eder nascimento dos santos - feirense que ajudou a salvar crianças na Irlanda ft arquivo pessoal
Eder Nascimento dos Santos Foto: Arquivo Pessoal

O feirense Eder Nascimento dos Santos foi uma das pessoas que corajosamente interveio durante o ataque contra crianças no dia 23 de novembro, em Dublin, na Irlanda, que deixou cinco pessoas feridas. Ele e Caio Benício, que é do Rio de Janeiro, foram os brasileiros que estavam no momento em que um homem estava atacando crianças e monitores em uma creche da cidade, com uma faca. 

Eder nascimento dos santos - feirense que ajudou a salvar crianças na Irlanda ft arquivo pessoal4
Foto: Arquivo Pessoal

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, recebeu o feirense e mais três homens que em um ato de bravura impediram que a tragédia fosse ainda maior. Eles receberam uma medalha pela coragem, determinação e pelas vidas que ajudaram a salvar. 

Eder nascimento dos santos - feirense que ajudou a salvar crianças na Irlanda - medalha de coragem ft arquivo pessoal1
Foto: Arquivo Pessoal

Ainda participaram da homenagem, o adolescente francês, o Ministro das finanças e a ministra da Justiça do país.

Eder nascimento dos santos - feirense que ajudou a salvar crianças na Irlanda ft arquivo pessoal4
Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Acorda Cidade por telefone, Eder contou que estava de bicicleta retornando do trabalho para casa, quando escutou os gritos e de imediato resolveu intervir. Na ação, ele foi responsável por distanciar a faca do agressor. 

Herói de Feira 

Nascido no bairro Brasília, em Feira de Santana, Eder contou que foi para Europa há sete anos com objetivo de estudar inglês, após ter iniciado os estudos em Feira por dois anos. Incentivado por uma professora, ele decidiu realizar o intercâmbio para aprimorar o idioma. Emocionado, ele agradeceu pelo reconhecimento e a lembrança dos feirenses pelo ato de coragem dele. 

“Eu não sou acomodado, eu sou inquieto e eu estava trabalhando com meu pai em uma lojinha de embalagem no comércio e eu estava muito incomodado. Precisava de desafios, e aí eu falei que esse era o desafio perfeito para mim, sair do país, vim sozinho para cá aprender uma língua nova”, contou. 

Eder chegou à Irlanda em novembro de 2016, no começo do inverno, e contou que sua maior preocupação era o frio da região, desafio esse que ele se adaptou muito bem com o passar do tempo. 

“Eu me adaptei rapidamente ao clima, foi questão de meses. Fiz muitas amizades, porque o povo irlandês é bem similar com o povo brasileiro, eles são um pessoal que gosta de acolher, são alegres, muito educados, gostam de ajudar, receptivos”, contou. 

Segundo Eder, no país é permitido trabalhar e estudar por 20h ao dia, o que facilitou o seu sustento. 

“Eu vim para cá com pouco dinheiro, mas tive a oportunidade de trabalhar para me sustentar. Eu comecei a fazer trabalhos de limpeza e foi o que eu fiz por muito tempo. Eu consegui um trabalho em uma das maiores faculdades da Europa”, revelou. 

O inglês, Eder estudou por dois anos até que conseguiu entrar na faculdade, se formar e conquistar o visto, regularizando a sua situação no país. 

Em agosto de 2022, Eder contou que realizou um sonho de trabalhar na empresa Meta. Ele ainda contou mais sobre sua história e esse momento que está vivendo em sua vida. Para acompanhar, ouça a entrevista na íntegra.

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários