Micareta de Feira 2024

Em Feira de Santana, secretário estadual de Cultura diz que BaianaSystem não se apresentará na Micareta

Entre os assuntos destacados, também está a realização de uma Micareta nos distritos.

Reunião Micareta 2024
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Com o objetivo de promover discussões à respeito da valorização de grupos afros e culturais na Micareta de Feira 2024, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, e representantes de grupos culturais da cidade, se reuniram, na tarde desta terça-feira (2) no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Entre os assuntos destacados, também está a realização de uma Micareta nos distritos e a informação de que a banda Baiana System não se apresentará na festa. O Acorda Cidade conversou com o secretário Bruno Monteiro, que deu mais detalhes sobre o bate-papo. Segundo ele, 16 entidades de Feira de Santana já foram contempladas com o Ouro Negro, iniciativa que existe desde 2009 e apoia as entidades culturais de diferentes segmentos.

“Nós estamos aqui, mais uma vez, para ouvir a comunidade, especialmente a comunidade cultural de Feira. É a nossa forma de fazer política, do governo do Estado agir. Fizemos isso no ano passado, quando nós recebemos em Salvador a comunidade cultural, que foi levada pelo deputado Zé Neto e nós discutimos naquele momento os anseios dos grupos, os coletivos culturais com a Micareta. Isso nos permitiu fazermos uma Micareta também, na nossa parte, o que é de responsabilidade do Estado, de acordo com as demandas da comunidade local. Nós já estamos aí com Ouro Negro já resolvido, com 16 entidades contempladas, o Ouro Negro voltando à Micareta de Feira, mas estamos também para ouvir o restante das demandas, para dar a nossa contribuição. Garantimos que essa Micareta seja uma festa do povo, para o povo, e que a cultura, especialmente a cultura local, tenha um espaço único de valorização”, disse.

Reunião Micareta 2024
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Atrações

Questionado sobre as principais atrações da Micareta divulgadas pelo Governo do Estado, Bruno Monteiro reforçou que na próxima terça-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues virá a Feira de Santana para anunciar os projetos da gestão estadual ao evento momesco.

“No momento correto, nós sentaremos para conversar e o estado está cuidando disso, de garantir uma diversidade cultural com atrações de peso, mas sobretudo com a valorização da cultura feirense. Não somente aqui da sede, como também dos distritos, entendendo que é um momento de celebração da cultura local. Então, na próxima terça-feira, o governador virá à Feira, aqui no Amélio Amorim, para anunciar a nossa programação e os investimentos do governo do estado para a Micareta. E nós estaremos à disposição, como sempre tivemos, de conversa com a prefeitura, aguardando esse contato deles”.

Reunião Micareta 2024
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Outra dúvida frequente dos foliões, é a participação da Banda Baianasystem no evento. Mas, conforme o secretário informou, a participação do grupo baiano que mistura diversos gêneros musicais, não será possível neste ano em Feira de Santana, devido a problemas na manutenção do trio elétrico.

“Eu vou ter que frustrar dando a notícia que o Baianasystem não vai poder, o navio pirata está em manutenção e eles só tocam no navio pirata. Então, nós tentamos o Baianasystem, mas por esse motivo não vai ser possível. Mas teremos na terça-feira boas e grandes atrações para divulgar”.

O deputado federal Zé Neto, também falou ao Acorda Cidade sobre os investimentos do governo do Estado no município e na Micareta, como a possível realização de apresentações culturais nos distritos de Humildes e São José no período de 18 a 21 de abril.

“Estamos trabalhando para isso, o pessoal já esteve lá, já estamos caminhando, aquele intervalo de quase 15 dias, sem saber se ia ter ou não a Micareta, já em cima da hora, foi um negócio que deixou todo mundo apreensivo. A gente retomou tudo de novo, e agora estamos reconstruindo o que ficou pra trás, mas é como eu digo, se eu tiver que dizer uma frase, eu digo que a Micareta é uma festa, mas tem que ser feita com mais antecedência, é tratar com mais seriedade, e com mais condições de fazer com que esse investimento repercuta economicamente na cidade, para que ela não seja esse fardo que às vezes parece que é carregar a construção de uma Micareta”, ressaltou.

Ainda sobre o processo de organização de eventos, Zé Neto aproveitou para criticar a gestão municipal na realização tardia de definições na Micareta. Ele pontuou que, “o próximo Carnaval de Salvador já é planejado assim que o outro acaba”.

“A Micareta é uma importante expressão da nossa economia, expressão social da nossa cidade e também uma expressão cultural.O que a gente tem que fazer é trabalhar para que a gente não deixe acontecer, como vem acontecendo há alguns anos, a Micareta ficar para cima da hora, isso prejudica muito a todos nós, inclusive o próprio Estado, porque há poucos dias a gente não sabia nem se ia até a Micareta, imagina? enquanto no Carnaval de Salvador, acabou o Carnaval, na semana do Carnaval, já se senta para discutir o que acertou, o que errou e o que será feito no próximo, deixa de ser um gasto para ser um investimento, então, tem que pensar a festa não só como uma coisa de momento, mas sim de investimento, tanto cultural, como econômico e social, que é importante para qualquer sociedade”.

O deputado concluiu dizendo que o governo do Estado garantirá investimentos na Micareta, e que pretende, através do diálogo, realizar um evento de grandes proporções.

“Sempre que a gente combina as coisas é melhor. Uma coisa que não vão ver de Zé Neto, nem de Jerônimo, nem de Wagner, nem de Rui, nem de Bruno, nenhum de nós é não dialogar, sempre a página da nossa história vai ser escrita tendo o diálogo. Infelizmente estamos nessa situação, inclusive talvez se a gente soubesse lá atrás, já havia fechado com Baianasystem, eles não teriam colocado o trio pra reformar, mas tudo bem, ainda tem tempo, há uma boa vontade, eu reconheço total, tanto de Bruno como também de Jairinho, secretário municipal que não é ele só, nessa prefeitura muita gente manda, inclusive, se dependesse só dele, talvez as coisas caminhassem bem melhor, mas o governador Jerônimo quer colaborar, vai colaborar”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Governador deve anunciar atrações para Micareta 2024 na próxima terça-feira (9), diz secretário estadual de Cultura

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram