Os associados do bloco Lá Vem Elas não irão se fantasiar mais de ciganas para a Micareta de Feira 2023. O bloco emitiu nota oficial na quarta-feira (12) mudando o tema da fantasia para “Dama da Noite”.
A mudança ocorreu após a divulgação da nota do Coletivo de Ciganos repudiando a escolha (confira aqui). A entidade representativa enviou uma nota ao Acorda Cidade declarando que o coletivo considerou que a escolha gera depreciação à cultura dos ciganos.
Segundo o coletivo formado por pessoas ciganas, especialmente por mulheres da etnia, a iniciativa é considerada misógina e racista. “Não há qualquer alegria e irreverência para mulheres ciganas com o “projeto” de performance proposto pelo bloco Lá vem elas de Feira de Santana na Bahia para 2023”, diz a nota do coletivo.
Diante da repercussão, a diretoria do mais tradicional bloco de travestidos da Micareta de Feira optou pela mudança. Através de nota oficial, o Lá Vem Elas diz que “em momento algum o bloco teve a intenção de depreciar, diminuir, estereotipar, estigmatizar, deturpar ou agredir a cultura cigana, seu povo e seus ritos”.
A nota também enfatiza os 39 anos do bloco desfilando na Micareta, sempre prezando pelo respeito a todos os grupos sociais, étnicos, raciais e de gênero.
O Lá Vem Elas vai para a avenida no sábado de Micareta, 22 de abril, “comandadas” pela banda Pagodart.
Relembre: Irreverência e alegria: mais de 2 mil ‘ciganas’ devem desfilar com o Lá Vem Elas na Micareta 2023
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram