Eleições 2020

Fiscais do PT são proibidos de usar camisa vermelha após determinação judicial

A decisão judicial entendeu que há a padronização da vestimenta se os fiscais estiverem usando camisa da mesma cor.

Acorda Cidade

Uma decisão judicial divulgada neste domingo (29), proibiu que fiscais do Partido do Trabalhadores (PT) usassem camisas vermelhas.

A decisão foi proferida pela juíza Dalila Zaro Queiroz e o documento diz que a a Coligação: “A mudança que Feira quer” composta pelos partidos PDT / PT / AVANTE / PP / PC do B, identificada no DRAP1 sob n° 0600521-65.2020.6.05.0156, apresentou requerimento para que os fiscais da coligação pudessem exercer a sua função junto aos locais de votação usando camisa vermelha.

De acordo com a decisão, conforme a Resolução nº 23.611/2019 Art. 134, no dia da votação, durante os trabalhos, é obrigatório o uso de crachá de identificação pelos fiscais dos partidos políticos e das coligações e vedada a padronização do vestuário. O crachá deverá ter medidas que não ultrapassem doze centímetros de comprimento por dez centímetros de largura e conter apenas o nome do fiscal e o nome e a sigla do partido político ou da coligação que representa, sem referência que possa ser interpretada como propaganda eleitoral.

A decisão judicial entendeu que há a padronização da vestimenta se os fiscais estiverem usando camisa da mesma cor. E por entender que a cor vermelha é símbolo da coligação representante, se os fiscais estão com vestimenta da mesma cor, há padronização.

A decisão não impediu o exercício da fiscalização, mas proibiu a vestimenta de cor vermelha. O processo foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE), para análise de eventual prática de crime eleitoral Feira de Santana.