Feira de Santana

Terceira Edição da Revista ‘Na Matinha Tem’ será lançada em julho; conheça o projeto que fortalece os empreendedores do distrito

A revista tem o propósito de divulgar os principais serviços do distrito, de diferentes áreas, a fim de fomentar a economia e geração de empregos.

Distrito de Matinha ft acorda cidade
Foto: Acorda Cidade

O projeto que tem o objetivo de evidenciar os empreendedores do distrito da Matinha, a Revista ‘Na Matinha Tem’ ganhará a sua terceira edição em breve. O material, já popularizado nas comunidades de Feira de Santana e região, tem o propósito de divulgar os principais serviços do distrito, de diferentes áreas, a fim de fomentar a economia e geração de empregos.

A idealizadora do Projeto, Claudiana do Nascimento esteve no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News e destacou, além do objetivo da Revista ‘Na Matinha Tem’, as novidades que o leitor poderá encontrar nesta nova edição.

Claudiana do Nascimento
Foto: Iasmim Santos/ Acorda Cidade

De acordo com ela, além de evidenciar as imagens da Miss e Mister Quilombola na capa da revista como forma de representatividade do distrito, a edição também contará com uma página exclusiva sobre o Âncora Dilton Coutinho e a importância do jornalismo comunitário para toda a sociedade.

“Nesta edição que é uma edição especial, ela vem com uma capa diferente. Nesta edição iremos encapar a foto da Miss e do Mister Quilombola que ganharam um concurso desenvolvido pela Igreja Católica na Matinha, a primeira Igreja Quilombola do Brasil que está na Matinha e vamos colocar na capa essas duas figuras. A novidade principal da revista é uma página especial com o comendador Dilton Coutinho que tem a missão de passar força e alegria para tantas pessoas. O principal objetivo da revista é o fortalecimento do comércio local. A Matinha tem um grande potencial, é um celeiro de talentos, tem muita gente que desenvolve muito trabalho bacana e a gente precisava divulgar, dar visibilidade a esses comerciantes, esses empreendedores para que a gente pudesse fazer o dinheiro circular dentro da Matinha”, disse.

Outro projeto de grande importância para a valorização dos empreendedores da Matinha, é a criação do Programa ‘A Voz do Empreendedor’, disponível nas plataformas digitais, em que a cada semana, a idealizadora do ‘Na Matinha Tem’, Claudiana do Nascimento entrevista um empreendedor do distrito, para dar visibilidade à sua história.

Claudiana também enfatizou como surgiu o programa que também é um case de sucesso na Matinha.

“Com o surgimento da revista impressa, apesar da gente trabalhar muitas mídias sociais onde temos o Instagram @projetonamatinhatem, desde janeiro, em parceria com algumas TVs, como a DTV eles abriram o espaço para que pudéssemos contar algumas histórias de empreendedores que anunciaram na revista. Desde janeiro trouxemos vários empreendedores para a rádio e no Programa ‘A Voz do Empreendedor’ a gente conta além de como surgiu o negócio, a memória afetiva desse comerciante com a Matinha. As entrevistas acontecem todas às terças-feiras para dar essa valorização aos empreendedores que fazem com que a Matinha continue viva”.

Além de evidenciar as empresas através da divulgação na revista ‘Na Matinha Tem’, empreendedores do distrito da Matinha estiveram no Programa Acorda Cidade e contaram a experiência de empreender na comunidade.

Cinthia Bernardes
Foto: Iasmim Santos/ Acorda Cidade

Cinthia Bernardes é uma das proprietárias do Studio Bernardes. A partir da necessidade de obter uma renda extra no período da pandemia, ela montou um salão junto às irmãs. Atualmente oferecendo todos os serviços de beleza no espaço, Cinthia contou sobre a satisfação em empreender e valorizar o comércio do distrito.

“O meu comércio na Matinha é o Studio Bernardes, um salão em que eu e minhas irmãs inauguramos na pandemia, onde eu, enquanto mãe solteira precisava de uma renda para a sobrevivência e minhas irmãs também estavam desempregadas e na Matinha não tinha também todos os serviços. Somos cinco mulheres na área da beleza e abrimos o salão. Hoje trabalhamos com cabelo, depilação, design de sobrancelhas, unha. Os preços são acessíveis, e temos ótimos serviços”, contou.

Gilson Santos também é um empreendedor do distrito da Matinha e possibilita ao público de todas as idades a prática de esportes através do ‘Funcional Motiva’. Ele também enfatizou a importância da prática esportiva, como forma de elevar a autoestima da população, além de que o projeto também fortalece a economia na comunidade.

Gilson Santos
Foto: Iasmim Santos/ Acorda Cidade

“O Funcional Motiva é de um valor enorme dentro da nossa comunidade hoje, há mais de um ano a gente atua para a melhoria da qualidade de vida, deixar acessível os serviços de esporte para quem muitas vezes não tem condições de arcar, então temos também a oportunidade de oferecer a comunidade o funcional laboral, atletismo, zumba e além da sede tivemos a oportunidade de expandir para outras três comunidades como a Comunidade da Formiga em São José, Moita da Onça e Candeal II. A educação física não leva em conta somente o corpo, mas a saúde mental também é muito importante. Todo participante que chegar nós fazemos a leitura do que de fato precisa ser melhorado, mas o que é mais importante para nós é a recuperação da autoestima”, concluiu.

empreendedores da Matinha
Foto: Iasmim Santos/ Acorda Cidade

A terceira edição da Revista ‘Na Matinha Tem’ será lançada no mês de julho deste ano. Para conhecer os empreendedores e fortalecer o comércio local basta visitar o Instagram @projetonamatinhatem

Leia também: Segunda edição da revista ‘Na Matinha Tem’ será lançada nesta sexta-feira (1º)

O que é que a Matinha tem? Revista reúne serviços de empreendedores locais

Com festa e animação, 1º Natal Premiado da Matinha sorteou mais de R$ 5mil em prêmios

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram