Feira de Santana

Sindicato dos bancários realiza protesto e paralisa atendimentos em agência de Feira de Santana após reforma

A motivação da paralisação seria uma reforma na unidade enquanto a obra é realizada, colocando a saúde de funcionários e clientes em risco.

Agência do Banco Itaú
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Atualizada em 12.06.24 às 14h50

O sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou um protesto e paralisou as atividades da agência do Banco Itaú, localizada na Rua Conselheiro Franco, Centro de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (11).

A motivação da paralisação seria uma reforma na unidade enquanto o atendimento é realizado, colocando a saúde de funcionários e clientes em risco. Um cartaz foi colocado em frente a agência informando o seu fechamento por tempo indeterminado, já que não possui condições de trabalho.

Sindicato dos Bancários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade acompanhou a ação e conversou com o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, Edmilson Cerqueira, que deu mais detalhes sobre a paralisação. De acordo com ele, vários contatos foram feitos com o banco para alertar sobre as condições do espaço, mas nada foi resolvido.

Como forma de prevenir eventuais acidentes, as atividades do banco foram paralisadas pelo sindicato.

“Há várias semanas que o Itaú resolveu fazer uma reforma, quebrar tudo, tirar telhado com funcionários e clientes dentro. Então, é uma poeira, o pessoal ficando doente, os clientes passando mal, tivemos contato com as relações sindicais e com a direção do banco que não tomou uma providência, na verdade eles nem respondem. Por isso, o sindicato resolveu paralisar a agência e fazer com o que o banco atenda as pessoas nas outras três agências que têm. Não é possível o teto caindo, poeira e o pessoal passando mal. Tentamos o contato há três semanas para que o banco transfira os atendimentos até terminar a reforma, então como não foi atendido, resolvemos paralisar a agência. Pedimos aos clientes que não venham na agência da Conselheiro Franco nos próximos dias”, disse.

Edmilson Cerqueira relatou que diversos problemas têm sido registrados na agência, desde que as obras foram iniciadas, como parte do teto que caiu durante o horário de funcionamento. O diretor de comunicação do sindicato também citou que containers foram colocados em frente à agência, impedindo o estacionamento de veículos.

“A plataforma, que é um atendimento especializado, foi transferida de local. Então, quem tem condições é atendido em um outro local e quem não tem fica respirando pó e poeira. Uma cliente até presenciou que uma placa do teto caiu no momento em que a agência estava em atendimento, imagine? O Banco Itaú mesmo colocou dois containers e eu quero ver se o sistema de multa de trânsito de Feira de Santana vai tomar uma providência. No estacionamento colocaram containers impedindo veículos de estacionarem no centro da cidade”, comentou.

Agência do Banco Itaú
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Sandra Freitas, vice-presidente do sindicato que representa a categoria também conversou com a reportagem do Acorda Cidade e falou sobre a necessidade de transferência dos atendimentos da agência para outro local até que as obras de reforma sejam finalizadas.

“Estamos aqui hoje porque os bancos estão deitando e rolando, fazendo o que querem e infelizmente não estão tendo nenhum cuidado, nenhum tipo de atenção nem com os funcionários nem com a população. Viemos fazer esse protesto e paralisação para que o banco acelere e movimente os bancários e clientes para outros lugares”, concluiu.

O Acorda Cidade entrou em contato com a assessoria do Banco Itaú e a seguinte nota foi enviada:

O Itaú Unibanco informa que a segurança dos colaboradores e clientes são prioridades em todas as suas agências. Informa, ainda, que a unidade segue aberta para atendimento e medidas que asseguram o bem-estar e conforto de todos foram tomadas.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

*Matéria atualizada para acrescentar retorno da agência bancária

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram