O comércio de Feira de Santana deve funcionar normalmente este ano na segunda-feira de Carnaval, em 20 de fevereiro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Antônio Cedraz, a intenção do sindicato patronal era negociar uma troca para que o Dia do Comerciário fosse comemorada nesta data, mas a proposta não foi aceita.
“Esse ano não houve acordo para a gente negociar o Dia do Comerciário, que é na terceira segunda-feira do mês de outubro, dia 17, para a segunda-feira de Carnaval. Nos outros anos, o Carnaval não foi realizado e era tudo normal, mas este ano eles quiseram e a gente não aceitou, porque o Dia do Comerciário é inegociável, é o nosso dia e cada categoria tem o seu dia. Então não vamos trocar o nosso dia por um dia morto”, declarou Antônio Cedraz.
Na segunda-feira de Carnaval vão abrir os lojistas que assim optarem, porém sabendo que não haverá movimento, na opinião de Cedraz.
“A gente orienta as categorias, as empresas e empregados que façam um acordo, que permutem esse dia para o dia que acharem melhor, compensar. Sabemos que na semana da criança tem muito movimento, então que troquem para abrir o comércio até mais tarde, e o sindicato até endossa esse acordo, se chegarem a essas conclusões.”
O sindicalista disse ainda que pelas informações obtidas no comércio, a maioria dos lojistas deve fechar as portas.
“Pelo que eu sei, a maioria vai fechar. Porque na segunda-feira vão abrir para vender a quem, se está todo mundo passeando com suas famílias? E se não tem quem compre, não tem motivo para abrir”, enfatizou.
Já na terça-feira (21), feriado nacional de Carnaval, as lojas irão permanecer fechadas. “A terça-feira geralmente o Brasil todo fecha, é um feriado já configurado, a dúvida é só na segunda-feira. Acho que as lojas devem negociar com seus funcionários outra data”, sugeriu.
Marcos Silva, presidente do Sindicato Patronal, confirmou que o sindicato tentou negociação com o Sindicato dos Comerciários, para a troca da segunda-feira de Carnaval pelo Dia do Comerciário em outubro, mas até o momento não foi aceita.
Para ele, a troca seria válida, uma vez que no Dia do Comerciário, todos os setores funcionam normalmente e já na segunda-feira de Carnaval, caso houvesse a troca, os comerciários aproveitariam mais, em virtude do feriado estendido.
“Nossa posição é sempre respeitar a Convenção Coletiva, mas estamos propensos a fazer o acordo e trocar a data. Entendemos que em outubro não é uma data boa e que seria mais proveitoso o feriadão no Carnaval. Os comerciários teriam a oportunidade de esticar, viajar, fazer um retiro e quem gosta da festa, pular o carnaval. Nós deixamos aberta a negociação”, pontuou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram