Feira de Santana

Secretário comenta ações para ofertar abastecimento de água na zona rural de Feira de Santana

Um número de WhatsApp foi estabelecido, na semana passada, para auxiliar os moradores que precisam realizar solicitações ou tirar dúvidas.

Foto: Arquivo/Washington Nery/Secom PMFS
Foto: Arquivo/Washington Nery/Secom PMFS

O Secretário de Agricultura e Recurso Hídricos do Município de Feira de Santana, Pedro Américo, informou ao Acorda Cidade sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver a falta de água que a população rural está enfrentando.

“Nós da Secretaria da Agricultura tínhamos um planejamento de três carros que são carros próprios da Prefeitura Municipal. Esses carros estavam em um processo de abastecimento, e na semana passada dois carros desses quebraram e nós ficamos com um. E conseguimos recuperar um veículo e estamos com dois agora. Entretanto, a gente sempre teve um apoio de quatro carros-pipa do Exército. Já chegaram a ter em Feira de Santana, 10 carros desses, que eram de fato o nosso maior suporte na zona rural e este ano nós não tivemos esse apoio. Nós conversamos com o prefeito Colbert, tivemos uma discussão ampla nas últimas três semanas, mesmo no processo eleitoral, conturbado e confuso que nós tivemos. Tivemos uma conversa com a Embasa, inclusive para a Embasa assumir a área de abastecimento onde ela tem água encanada, pois onde existe água encanada, a responsabilidade de abastecimento com carro-pipa, caso falte água na casa das pessoas, é da Embasa e não da prefeitura municipal,” informou Pedro Américo.

Pedro Américo disse que a conversa com a Embasa foi proveitosa em relação a isso. E destacou que na próxima semana será realizado um credenciamento de carro-pipa para aumentar a quantidade desses carros e de abastecimento.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“No Decreto de Emergência, que o prefeito decretou semana passada, nós pegamos um modelo de credenciamento que o Exército utiliza e vamos fazer na próxima semana um credenciamento de carros-pipa para aumentarmos a quantidade desses carros para abastecer a população.”

Pedro disse ao Acorda Cidade que a prefeitura está fazendo o seu papel.

“Inclusive vamos pedir à Câmara para fazer a liberação desses carros-pipa, mas enquanto a gente tiver saldo a gente vai poder usar o do credenciamento. Outro ponto que é importante deixar claro para a população é que a gente tem meios de comunicação diretos com a secretaria. Você que é morador da zona rural não precisa de intermediários para solicitar o serviço da prefeitura. Você pode solicitar o serviço diretamente,” orientou.

Um número de WhatsApp foi estabelecido, na semana passada, para auxiliar os moradores que precisam realizar solicitações ou tirar dúvidas.

“O número do WhatsApp é o 75 99919-6153. Esse é um Whatsapp que fala diretamente com a secretaria. E à medida que as pessoas vão solicitando, nós pedimos inclusive que a pessoa mande a foto. Porque, às vezes tem gente que solicita e ainda tem meio tanque, aí a pessoa pede antecipadamente. E muitas vezes a gente deixa de abastecer alguém que não tem nada, para abastecer aquele que tem meio tanque.

O secretário abordou que a falta de informações precisas sobre localização pode gerar dificuldade para atender moradores.

“Uma dificuldade é a questão de achar as casas. Por exemplo, uma pessoa fala que está precisando de água em determinada localidade, mas não manda detalhes sobre o endereço. Então quando você manda tudo certinho, com o telefone da pessoa, ponto de referência, fica muito mais fácil para fazermos esse atendimento. Da semana passada para esta estamos utilizando este instrumento [WhatsApp] como uma forma mais rápida e direta e que qualquer pessoa da zona rural pode fazer o pedido. Nós vamos buscar atender da maneira mais rápida possível,” destacou.

O secretário Pedro Américo relatou que foi pedido também o apoio de duas secretarias que tinham o contrato de carro-pipa.

“Então, além do nosso carro pipa próprio da Seagri, a prefeitura autorizou as outras duas secretarias a cederem o carro-pipa para a gente acelerar. Porque sabemos que de fato, muita gente da zona rural tá precisando de água. Então nós temos essa força-tarefa que será reforçada com esse chamamento público na próxima semana“, concluiu.

Leia também:

Prefeitura de Feira de Santana decreta situação de emergência em áreas afetadas por estiagem

Com aproximação do verão, moradores do distrito de Bonfim de Feira relatam dificuldades com a falta de água

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram