Feira de Santana

Saiba o significado da Quaresma, que tem início nesta quarta-feira (22)

O tempo litúrgico segue até o Domingo de Ramos.

Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Tem início nesta quarta-feira (22) o Tempo da Quaresma, período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa, celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo.

Para dar mais detalhes sobre este período da igreja católica, o Acorda Cidade conversou com Frei Liomar Pereira, pároco da Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos de Feira de Santana.

Segundo ele, este momento é considerado como período mais forte para os cristãos, onde são convidados a praticarem exercícios espirituais.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Quaresma é um período de 40 dias que nos remete a esta recordação desses dias que antecedem, que nos preparam para celebrarmos a Páscoa, a celebração da ressurreição de Cristo e neste período da Quaresma, que já se inicia desde a quarta feira de cinzas só termina no Domingo de Ramos. Este período forte da igreja nos convida a conversão, a partir dos exercícios espirituais, como jejum, esmola e caridade, então em resumo, a Quaresma é um tempo litúrgico da igreja. Ele tem como visibilidade a cor roxa que nos remete portanto a um período de interiorização, de reflexão de tomada de consciência de quem nós somos, de que dependemos de Deus, que Deus é extremamente amoroso, é um pai que nos ama de forma infinita e eterna”, explicou.

Por que 40 dias?

De acordo com o Frei Liomar, é um número litúrgico que remete o período em que o povo ficou no deserto em busca da terra prometida.

“O que são 40 dias? Este é o tempo estipulado da sagrada escritura, é um número bíblico que nos relembra os 40 anos do povo no deserto em busca da terra prometida, é sempre um número bíblico que tem um simbolismo muito grande, então é um tempo de transição, é um tempo de passagem deste homem velho, deste homem que busca se converter, deste homem que se volta para Deus para que possa então ao encontrar com o Senhor, experimentar a sua misericórdia, a sua bondade, o seu alento, o seu amor que se dá planificado e derramado na Páscoa, na celebração da paixão morte e ressurreição de Cristo”, disse.

O que se deve fazer durante a Quaresma?

Segundo o pároco, este é o momento da penitência e de abdicar de muitas coisas.

“Teremos as celebrações e sempre vamos remetendo para que possamos então, estar em consonância na maior vivência do evangelho a partir desses três degraus. São três exercícios espirituais, que é o jejum, então se jejua de forma mais contundente nas quartas e nas sextas-feiras, temos a oração, período de intensificar a nossa comunhão com Deus, a nossa oração e a caridade. Neste e em qualquer outro período da nossa vida, não devemos pecar. A Quaresma é um convite a conversão, e o que é converter? É ir se deixando, livrando dos pecados, se tornando um homem virtuoso, livrar-se dos vícios e tornar-se virtuoso, e isso é aquilo que se deve fazer na Quaresma, principalmente não pecar, dizer não ao pecado, dizer não a tentação é dizer não a tudo aquilo que nos leva em oposição a Deus”, pontuou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram