Aeroporto

Reunião entre Azul e autoridades do estado busca reverter suspensão de voos em Feira de Santana

O deputado federal, José Neto, pontuou que o governo do estado ofereceu incentivos fiscais para ajudar a manter os voos da companhia Azul.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na terça-feira (28), a Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá suas operações no aeroporto de Feira de Santana, a partir de 1º de julho. A decisão, conforme comunicado pela empresa ao portal Acorda Cidade, faz parte de um ajuste de capacidade à demanda. A companhia ressaltou que as mudanças são parte de seu planejamento operacional e que os clientes afetados receberão a assistência necessária conforme a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na manhã desta quarta-feira (29), uma reunião foi realizada entre representantes da Azul, o secretário de turismo Maurício Bacelar, o deputado federal José Neto e outras autoridades estaduais. Durante o encontro, foram discutidas possíveis soluções para evitar a suspensão dos voos. Ficou acertado que uma nova reunião será realizada na próxima semana para tentar reverter a decisão da Azul.

Queda na ocupação de voos

Ao Acorda Cidade, o deputado federal José Neto destacou os esforços contínuos para manter o aeroporto operando. Ele lembrou que, quando o governo do estado chegou à Feira de Santana com o governador Jaques Wagner, na época, o aeroporto estava em condições precárias e proibido para pousos pela Anac. Desde então, houve investimentos, incluindo a construção de uma nova estação de passageiros e melhorias na infraestrutura, como a expansão da área de escape do muro do aeroporto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Desde a reabertura do aeroporto, houve investimentos significativos, como a construção de uma nova estação de passageiros e a expansão da área de escape do muro de 70 metros para 140 metros. A empresa que administra o aeroporto continua a investir na infraestrutura, garantindo melhores condições para os passageiros, mas a ocupação dos voos em Feira de Santana tem caído, passando de 74% em setembro para menos de 50% atualmente, o que cria dificuldades para a Azul. Estamos oferecendo incentivos fiscais e buscando maneiras de aumentar a demanda”, afirmou José Neto.

O secretário de turismo, Maurício Bacelar, expressou surpresa com o anúncio da Azul e enfatizou ao Acorda Cidade a importância da conectividade aérea para o turismo. Ele destacou que, se a suspensão se confirmar, a Azul perderá o incentivo fiscal no ICMS do querosene de aviação. Bacelar ressaltou que o governador Jerônimo Rodrigues está atento e agindo para evitar a suspensão dos voos.

“Para manter as operações aéreas em Feira de Santana, o governo do estado da Bahia ofereceu incentivos fiscais, incluindo uma redução do ICMS sobre o querosene de aviação, de 20% para 7%. A Azul, que se beneficiou desta desoneração, será impactada pela suspensão dos voos, com a possível perda desses incentivos”, disse.

Assim como o deputado, o secretário de turismo fez um apelo para que a prefeitura de Feira de Santana, os empresários locais e a sociedade se unam aos esforços do governo estadual para manter os voos. Bacelar também mencionou que o governo estudará ações promocionais para reforçar a importância de Feira de Santana como um ponto de entrada para a Chapada Diamantina, buscando aumentar a demanda pelos voos.

“A Secretaria de Infraestrutura e a Agerba também estão tomando medidas para atender às exigências legais e ampliar o horário dos voos. O turismo é uma atividade transversal, e a conectividade aérea é essencial e precisamos de esforços conjuntos das três esferas de poder, do comércio turístico e dos empresários. Feira de Santana é um importante entroncamento rodoviário e aéreo, e não podemos perder essa conectividade. Estamos prontos para intensificar ações promocionais e reforçar a cidade como um ponto de entrada para a Chapada Diamantina”, destacou Bacelar.

Leia mais:

Aeroporto: Azul suspende operações para Feira de Santana a partir de 1º de julho

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários