Feira de Santana

Projeto Mamãe Bebê ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social

A idealizadora do projeto abordou que a sociedade pode contribuir por meio de doações de materiais e divulgando.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O projeto social Mamãe Bebê foi idealizado em 2018 pela psicopedagoga Deise Rodrigues e iniciado de forma efetiva em 2021. O objetivo do projeto é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo auxílio para a construção sociofamiliar na chegada de um novo membro.

Foto: Arquivo Pessoal

Inicialmente, o grupo era composto por quatro pessoas, mas, com o tempo, outras pessoas foram convidadas e se sentiram tocadas a participar dessa iniciativa. Atualmente, o projeto conta com 18 membros que arrecadam itens diversos, tais como banheiras, baldes, bacias, calçados, produtos de higiene, fraldas de pano e roupas em geral, como informou a psicopedagoga Deise.

Foto: Arquivo Pessoal

“De forma especial, o projeto acolhe as mães com doações de roupas, peças íntimas como camisolas, calcinhas, sutiãs, produtos de higiene pessoal, sandálias e toalhas de banho. Além disso, o projeto realiza chá de fraldas para atender da melhor forma as mães que buscam o projeto social”, elencou.

Foto: Arquivo Pessoal

As mães que possuem o interesse de participar do projeto podem entrar em contato para realizarem uma entrevista.

“O projeto não conta com o apoio de profissionais da área de saúde, como assistentes sociais e psicólogos, não recebeu nenhum apoio governamental”, disse.

Como as doações funcionam

Mais de 25 famílias já foram beneficiadas pelo meio do projeto social.

Foto: Arquivo Pessoal

“Como as famílias não têm condições de custear o enxoval, o projeto entra com o auxílio por meio de doações. Cada membro do grupo se disponibiliza para as doações juntamente de ações de arrecadação, e após a arrecadação de todos os materiais nos organizamos e fazemos as doações às famílias”, apontou.

O projeto não possui um espaço próprio, segundo relatou a psicopedagoga antes da interdição do Parque da Lagoa os encontros eram realizados lá e depois passaram a ser realizados na casa dos próprios membros.

Foto: Arquivo Pessoal

“Recentemente, foi cedido um espaço de forma provisória pela comunidade Paroquial São Roque, no distrito de Matinha, para ser um local de encontro para realização das reuniões, e a quem somos gratas pela acolhida”.

Deise abordou que a sociedade pode ajudar por meio de doações de materiais e divulgando o projeto.

Foto: Arquivo Pessoal

“Gostaríamos de ter o nosso próprio espaço para melhor atender as famílias necessitadas. Contamos com o apoio da Clínica de fisioterapia e Pilates Renove, localizada na rua Aloísio Rezende, nº 190, no Centro, como ponto de arrecadação”, compartilhou.

Foto: Arquivo Pessoal

Quem tiver interesse em ajudar ou conhecer mais sobre esta ação pode seguir o perfil do projeto social Mamãe e Bebê no Instagram @_projetomaebebe

Com informações da produtora e jornalista do Acorda Cidade Maylla Nunes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram