Evento Gratuito

Plínio Oliveira realiza show na 45ª Semana Espírita de Feira de Santana 

Show acontece hoje (18) no Ginásio do Colégio Castro Alves, em Feira de Santana.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Jaqueline Ferreira

O pianista, cantor e compositor, Plínio Oliveira, vai se apresentar na 45ª Semana Espírita de Feira de Santana, que começou neste fim de semana, no Ginásio do Colégio Castro Alves, em Feira. O show fará uma homenagem à cidade, que completa hoje (18) 190 anos. Será às 20h, durante a programação do evento. A entrada é franca. 

Em entrevista ao Acorda Cidade, o também produtor, escritor e palestrante falou sobre a importância da música na vida das pessoas. 

“A canção é uma pedra fundamental de qualquer cultura, desde que o homem começou a imitar os passarinhos. Portanto, ela tem a capacidade de fazer com que as pessoas se afundem mais na lama do seu sofrimento ou alienação, ou tenha a capacidade de fazer com que as pessoas enxerguem além do horizonte em que se encontram. E precisamos sempre fazer isso, senão a gente fica preso no círculo vicioso das coisas que acha que sabe”, explicou. 

Foto: Divulgação

Com vasta programação, a semana vai ofertar seminários, palestras, apresentações musicais e momentos literários com lançamentos e venda de livros. 

O coordenador do evento, Marcos Machado, também estava presente e explicou que conheceu o artista e se encantou com as suas canções. Ele contou que Plínio participou virtualmente da semana em 2021 e a partir daí já agendou essa nova participação que vai acontecer hoje, trazendo para o público sua música, seu coração que é algo que transcende, independente de ser espírita ou não.

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“Ele é a essência da arte através da música, é algo que a gente precisa ouvir mais. A vida nos pede tanto amor, paz, celebração. É algo que você sente, é uma raridade nas rádios em shows, então a gente vai ter a oportunidade de ouvi-lo”, disse. 

Há 37 anos, Plínio se dedica à música brasileira. Ele já cantou em centenas de cidades no Brasil e na América Latina. Ao Acorda Cidade, ele falou sobre seu trabalho mais recente, a música ‘A força das Estrelas’, que faz parte da trilha sonora de “Lúcia, a luz de Fátima”, um musical que fala sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. 

“Se ouvir não é uma canção religiosa, mas é uma canção que proporciona uma percepção transcendente do universo, que não cabe nos 80 ou 100 anos que a gente tem para viver por aqui. O que eu vou oferecer para o meu público hoje é isso. Quem estiver precisando de um pouco de silêncio, se sentir tocado e acolhido por uma poesia, que é justamente o que Drummond falava, uma poesia que possa fazer despertar o coração das pessoas, para o amor, o bem, a paz e, ao mesmo tempo suave suficiente para que as pessoas possam dormir serenamente depois de assistir o show”, contou. 

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Plínio é pesquisador da música brasileira. Segundo ele, ‘uma boa canção, faz um bom país’. Ele brinca que ‘a coisa na música brasileira está tão feia que até ele que é mais ou menos parece bom’. 

“Durante cerca de 80 anos, foi a melhor do mundo por sua diversidade, pela qualidade e inteligência dos versos, pelas melodias incrivelmente interessantes e pelas harmonias bem construídas. A partir da década de 80, a gente começa a ter um decaimento a partir de uma dominação econômica do mercado de música, então temos uma espécie de embrutecimento generalizado no país que combina com vários fenômenos sociais, políticos e econômicos”, pontuou.  

Para o repertório do show, o cantor vai trazer músicas de Milton Nascimento, Peninha, além de canções autorais. Ele brinca que apesar da sonoridade serena, sua apresentação é planejada para o público cantar, sorrir e se emocionar. 

“Eu adoro contar histórias e fazer as pessoas rirem. O Michael Jordan dizia assim, ‘o meu dia estará perdido se eu não aprender, me emocionar e se eu não rir de alguma coisa. Eu estabeleci, quando eu ouvi isso há 20 anos, que meus shows, ofereciam as três atmosferas. Os roteiros são escritos de uma forma que em determinado momento as pessoas vão rir com alguma brincadeira”, relatou. 

Para finalizar, o cantor mandou uma mensagem convidando a todos para prestigiarem uma boa música.

“Alimentar sua alma de coisas boas, o que a gente põe para dentro, volta para a vida. Você que está em casa, preste mais atenção nas coisas que você escuta. Se alimente de luz, pode ter certeza que você vai ter mais clareza. Quem pensa melhor e sente melhor, faz melhores escolhas. Quem escolhe melhor, vive melhor”, declarou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários