Feira de Santana

Paróquia Senhor do Bonfim realiza ação social e pede apoio de voluntários

Diversos serviços gratuitos serão oferecidos no local com o apoio da comunidade.

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Será realizada no próximo domingo (11), uma ação solidária na Paróquia Senhor do Bonfim, localizada na Rua Pontal, nº 284, no Cruzeiro, em Feira de Santana.  Durante a ação, serão ofertados serviços médicos, atendimento jurídico e contábil, testes de glicemia, aferição de pressão, corte de cabelo, apoio psicológico, além de palestras sobre diversos temas ligados à saúde e ao mercado de trabalho.

De acordo com Padre Pedro Júnior, da Paróquia Senhor do Bonfim, para acontecer, a ação solidária conta com o apoio de profissionais voluntários e quem desejar se juntar à equipe ainda pode ligar e se disponibilizar, através do número de telefone 3221-4255.

Paróquia Senhor do Bonfim_ Foto Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Instagram

“Nós contamos com o voluntariado, com a colaboração gratuita e livre de diversos profissionais, que vão estar lá para atender a população, ajudá-la, oferecer um serviço. É uma forma também de fazer com que nos demos conta de uma população que existe e que pode estar esquecida. É também despertar toda a comunidade e a nós também, padres, da necessidade de termos um comportamento solidário e que essa preocupação de que existem pessoas que não têm o essencial seja algo que nos inquiete”, afirmou o padre e professor da paróquia.

Padre Pedro Jr, da Paróquia Senhor do Bonfim, no Cruzeiro. (Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ele frisou que as pessoas que, porventura, desejam participar como voluntárias podem fazê-lo no tempo que estiver ao seu alcance. Às 7h30, haverá uma missa, e a ação começa a partir das 8h até às 17h.

“As pessoas podem ajudar a ação solidária participando do jeito que puderem. Quem quiser ainda ir lá no domingo, sendo um profissional da saúde, da área da beleza, corte de cabelo, para prestar seu serviço, a gente tem alguns profissionais que vão aferir pressão, glicemia, vamos ter palestras, vamos estar o dia todo lá com os jovens acolhendo as pessoas que vierem para fazer doação de alimentação, vamos ter assessoria jurídica e contábil para pessoas que queiram falar com advogado sobre alguma pendência, tirar alguma dúvida, então quem quiser ligar para a Paróquia, o número lá é o 3221-4255, e se disser que quer participar, você participa o tempo que você pode. O evento vai acontecer de 8h às 17h, e acredito que a maior parte das atividades vão se realizar pela manhã, mas estaremos neste período lá e quem quiser colaborar pode e também aqueles que necessitarem desses serviços que possam estar lá. Vamos ter também uma atividade física logo no início com uma profissional da área de educação física, às 9h”, anunciou o padre.

Quem quiser conferir a programação pode acessar o Instagram da Paróquia Senhor do Bonfim @psbonfimcruzeiro.

“A missa começa às 7h30, mas a partir das 8h, os profissionais vão estar lá já disponíveis. Vamos ter palestras também lá na própria paróquia às 10h e às 11h, sobre diabetes e hipertensão. Vamos ter uma palestra de cunho psicológico, sobre a ansiedade, e vamos ter também sobre a questão do emprego, como ter atitudes para conquistar sua primeira vaga. Está sendo uma primeira iniciativa e depois a gente vai avaliar, ver como as coisas aconteceram, mas a gente quer implementar no próximo ano isso, quem sabe realizando várias vezes e também esperamos contar com o apoio da sociedade civil, faculdades, e levar adiante essa obra que se faz necessária”, informou.

Exemplo de solidariedade

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

A iniciativa da ação solidária, segundo o Padre Pedro Júnior, surgiu a partir das reflexões do Papa Francisco, que tem dado um forte apoio aos mais pobres e motivado a igreja do mundo inteiro a seguir o seu exemplo.

“Essa iniciativa surgiu com o Papa Francisco e suas reflexões, com seus gestos. Eu acredito que ele tem despertado atualmente na igreja este comprometimento maior, esse retorno, então as atitudes do Papa, no próprio Vaticano, ele várias vezes teve encontros com os pobres, criou o Dia Mundial dos Pobres, pedindo ações neste sentido, procurou no próprio Vaticano criar instalações para acolhida das pessoas de rua, teve jantares, então a figura de um líder, de qualquer sorte, imprime e vai fazendo com que todos nós comecemos a olhar para o líder e dizer: ‘Eu preciso ter uma atitude semelhante’. E eu diria que ultimamente o Papa Francisco tem despertado a todos nós para uma sensibilidade cada vez maior e aí começamos a refletir, e claro que a própria realidade ao redor da gente também interpela, sobretudo da paróquia do Cruzeiro, ali convivemos com algumas regiões que provocam na gente uma inquietação”, refletiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram